Homem-Aranha da Cannon Film: O filme que quase foi…

…mas acabou “fondo”.

Se você leu o post sobre “Cyborg: O Dragão do Futuro”, viu que citei um filme do Homem-Aranha que estava pra ser produzido pela produtora canastra Golan-Globus sob o selo Cannon Films. O que pouca gente sabe é o quão perigosamente próximo do lançamento o filme esteve e as trapalhadas da produtora ao tentar adaptar do “jeitinho todo especial” dela a saga do herói aracnídeo para as telonas.

Tudo começou entre 1985 e 1986, quando a Golan-Globus conseguiu os direitos do personagem (nessa época a Marvel não parecia se importar muito com quem comprasse, contanto que pagasse) e entregou nas mãos do roteirista Leslie Stevens, que tem entre seus trabalhos perolas do quilate de “De Volta a Lagoa Azul”. No roteiro de Stevens, Peter Parker trabalharia nas Indústrias Zyrex e acabaria vitimado por um experimento do Dr. Zyrex (QUEM?), se transformado em…uma criatura meio-homem, meio-tarantula! Pra dirigir esse cabaré de xola, que mais tem cara de filme de terror B, o recém falecido diretor Tobe Hooper era o nome certo, segundo a  Golan-Globus. No entanto, Stan Lee, em um raro surto de bom senso, reprovou o roteiro, que poderia ter resultado nisso:

Homem Aranha 1

Ah, e o filme chegou até a ganhar cartaz ostentando os nomes do diretor e do roteirista:
17veszizhe627jpg

Roteiro lixo no lixo, Leslie Stevens e Tobe Hooper fora do projeto. Um novo roteiro é, então, encomendado as pressas para que o filme fosse lançado ainda no natal de 1986. Dessa vez o trabalho seria feito à quatro mãos, os responsáveis seriam Ted Newsom , que escreveria “Semente do Mal” (Evil Spawn) em 1987, e John Bracato, que ainda brindaria o mundo com O Exterminador do Futuro 3 e 4 (ou “A Salvação”) e o infame Mulher-Gato com Halle Berry . Na cadeira do diretor estaria Joseph Zito, que tem em seu currículo Braddock: O Super Comando, Sexta-Feira 13 IV: O Capítulo Final e Red Scorpion, com Dolph Lundgren. O roteiro era mais fiel aos quadrinhos com uma pegada meio “ultimate”, já que a origem do Aranha estaria diretamente ligada a do Dr. Octopus, que seria interpretado por Bob Hoskins. Bem, pelo menos era o que os produtores queriam, já que Hoskins nunca se envolveu efetivamente com a produção. Assim como em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, o interesse romântico de Peter Parker seria Liz Allen e o herói seria vivido pelo dublê Scott Leva, esse sim, envolvido na produção do inicio até ela naufragar.

Scott_Leva

A Golan-Globus estava confiante no projeto, tanto que gastou 2 milhões de doletas na pré-produção e no material promocional do filme, o que rendeu o teaser que você confere abaixo:

Além do teaser, foram feitos algumas imagens de Leva trajado tanto como Peter Parker quanto como Homem-Aranha. E, honestamente, o dublê era a cara do Peter Parker dos quadrinhos. Vislumbre e ouse negar, se for capaz! Se bem que sempre vai ter quem diga que não, mas é opinião e temos que respeitar, mesmo que estejam errados…

image_gallery

download

Spider-Man2

leva01_by_spiderboy560-d9ojziz

leva02

O negócio tava se encaminhando tão bem, que Leva acabou virando capa da edição 262 da revista The Amazing Spider-Man. Você já deve ter visto e talvez não soubesse dessa. Eu não sabia…

amazingspider-man262

Porem, o natal de 1986 chegou e nada de lançamento. Os fãs que tinham visto o teaser e ficado animados sofreram um duro golpe. Só em 1989 o filme voltou a  fazer burburinho, só que sem Joseph Zito na direção e com novas mudanças no enredo. Desta vez a direção ficaria a cargo de Albert Pyun, do HORRENDO Cyborg: O Dragão do Futuro, filme também da Golan-Globus estrelado pelo belga canastra Jean-Claude Van Damme. Dr. Octopus seria substituído por um vilão chamado The Night Goul. Sim, eu também não faço ideia de onde tiraram este vilão. Creio que seria algo próximo do Morbius…então, por que não usar o Morbius de uma vez, né!? No entanto, MAIS UMA VEZ o roteiro foi reescrito e mandaram o tal Night Goul pra vala, substituindo-o por um personagem mais genérico ainda chamado apenas de “Doc”, o qual desenvolveria uma droga chamada T-Devil. Por fim, a coisa toda não rolou e a Golan-Globus resolveu jogar nas mãos de Albert Pyun outro herói da Marvel. E assim nasceu o nada icônico filme do Capitão América dos anos 90. E, pela qualidade porca do filme do Capitas, dá até um alivio saber que o projeto do Aranha da Golan-Globus foi pro saco de vez.

Mas, se tem um carinha que pode ter saído do projeto mas não deixou o projeto sair dele, este sujeito foi Scott Leva! O ator/dublê ia a eventos fantasiado como o Aranha, inclusive fazendo cosplay com O MELHOR ARANHA DOS ANOS 90!

Scott Leva HEROIZAÇO!

Scott Leva HEROIZAÇO!

Ah, e não se pode dizer que ele nunca vestiu o uniforme do Aranha em um filme da Marvel. Tá…não foi bem da Marvel, MARVEL mesmo…mas o ator pode ser visto num erro de gravação do primeiro X-Men, de 1999, onde ele entra de fininho no set devidamente paramentado como o cabeça de teia. Quem tem o DVD já viu, quem não tem, vê agora:

Bem,e foi assim que nasceu, cresceu, e morreu o projeto do Homem-Aranha da Golan-Globus. O resto da história é conhecida de todo mundo: foi pras mãos do James Cameron, que quase fez a coisa em 1998, e acabou nas mãos de Sam Raimi no inicio dos anos 2000. Bem, pelo menos rendeu uma boa história do que poderia ter sido um PÉSSIMO filme! E vida longa a Scott Leva, o Peter Parker/Homem-Aranha mais injustiçado de todos! Quem sabe um dia, Leva…quem sabe um dia…ainda não temos um Tio Ben no novo Aranha…manda currículo, jovem…