Heroman

É sempre interessante ver a abordagem japonesa sobre super herois, já mencionei isso antes.Heroman.full.1230251

Heroman tem vários dos cliches dos comics mas com uma visão um pouco diferente, em particular há uma grande semelhança com o Homem Aranha em relação ao protagonista.

Joey tem 13 anos e é um estudante comum. Durante uma tempestade, um robo de brinquedo que ele concertou é atingido por um relampago e vira um robo de quatro metros, que Joey controla através de um tipo de manopla que o controle do brinquedo se transformou e o qual ele batiza como Heroman.

E isso aconteceu bem a tempo, pois a Terra é atacada pelos alienigenas Skruug e só o Heroman tem poderes para lutar contra eles.

maxresdefault

O protagonista tem um nome aliterativo, Joey Jones, uma das mais antigas tradições de nomear personagens (Lois Lane, Lex Luthor, Peter Parker, a lista segue), ele mora com uma velha caquetica, a sua avó no caso, é perseguido por um esportista loiro na escola, é fracote, tem uma certa inclinação para ciência e uma garota muito acima da sua categoria gosta dele.

 

Mas as diferenças com Peter Parker são ainda mais marcantes. A avó dele, embora talvez seja mais velha que a Tia May não é uma pedra de arrasto na vida de Joey. E não acho que ele faria um pacto com o demonio para salva-la. Herois não negociam com o diabo. O esportista, Will, é irmao da guria que gosta dele, Lina. Joey e Lina se entendem rápido. Ele é um fracote, mas é diferente de Peter sobre como leva a situação. Peter ficava com raiva reprimida, e depois de ganhar os poderes não briga porque não pode, Joey não gosta de brigar.

Heroman_675

O anime gira em torno de arcos,  como o da invasão alienigena e as consequencias disso. As cenas de ação são relativamente curtas, mas muito boas mesmo.

O Heroman em si é bem criativo, mas parece haver um certo exagero dos produtores em deixar claro que o desenho é sobre super herois e se passa na America. Os outros personagens, com uma ou outra excessão, são interessantes o bastante para não se apagarem diante dos protagonistas. E a semelhança entre o Heroman e Baymax de Big Hero 6 pode não ser acidental.

4-4753-16694-HorribleSubsHEROMAN26720pmkvsnapshot222520100927005313jpg-620x

Falando na localizaçao, o desenho se passa em outra grande tradição dos comics, a cidade inventada, nesse caso, Center City.
Mais um pouco e seria Central City, a cidade do Flash.

O mangá rolou de 2009 até 2012 e o anime, com 26 episodios é de  2010. E antes que mais alguém fale da semelhança do Heroman com o Baymax de Big Hero 6, bem, o Heroman é de 2009(mangá) e 2010 (anime). E a produção de Big Hero 6 é de 2011, então…. é o bom e velho Marvel Way.

E o proprio Stan passou em Center City para dar uma olhada.

E o proprio Stan passou em Center City para dar uma olhada.

É um bom anime, que não faria feio como comic de melhores tempos, quando os herois lutavam contra o mal e tals e não uns contra os outros.

 

robotagem

Zweist
02/12/2015