Godzilla Unleashed

a376b5abcabdfa4f041a8419795ad8a5

Mas todos preferem Shin Godzilla

Depois do sucesso,  e porque não dizer, da grana, que o Godzilla da Legendary fez, a Toho achou que deveria deitar a mão na bufunfa também e trazer de volta o Gojira da aposentadoria.

Na verdade não é a primeira vez que isso acontece. Quando o filme o Zilla da TriStar saiu, a reação dos caras da Toho foi algo como “éééé… não…. ficou como esperávamos….” e no ano seguinte foi feito Godzilla 2000 para revitalizar a franquia.

"Godzilla americano, você é o pior Punho de Ferro Godzilla de todos os tempos."

“Godzilla americano, você é o pior Punho de Ferro Godzilla de todos os tempos.” disse Godzilla em entrevista exclusiva. 

O ultimo filme japonês do Godzilla foi justamente o royal rumble melee Godzilla Final Wars de 2004, supostamente o último da série e acabou sendo um dos mais longos periodos de dormencia do bichão.

Então para Godzilla Unleashed, ou Shin Godzilla o caminho do reboot foi tomado, de novo. E isso não é a primeira vez também. A cronologia do Godzilla é tão confusa quanto a da Marvel e cheia de reboots quanto a da DC.

Dirigido pelos dois manos da Gainax, Hideaki Anno e Shinji Higuchi (que dirigiu uma trilogia de filmes da escrota tartaruga Gamere) é um dos filmes mais incomuns do Godzilla, como convém a esses caras.

Num dia comum, a guarda costeira de Toquio investiga um estranho iate à deriva. O barco está vazio e parece ter sido abandonado às pressas. Logo em seguida acontece um desastre e o tunel Aqualine é inundado misteriosamente e desaba. Rando, um dos altos funcionarios do gabinete do primeiro ministro é ridicularizado por sugerir que pode ter sido causado por uma criatura marinha desconhecida. Até que surge um video mostrando exatamente isso.

"Por favor, que isso seja a cauda dele."

“Por favor, que isso seja a cauda dele.”

As aguas da baia se tornam vermelhas, enquanto alguma coisa se move em direção ao solo, causando um gigantesco deslocamento de agua. É impossivel ver a agua invadindo as ruas da cidade sem notar como são cenas parecidas com os videos do tsunami de 2011.

O governo chama respeitados biologos cujas opiniões acabam sendo absolutamente inúteis, mas servem para mostrar como se faz uma aparição num filme, já que são Mamoru Oshii e Hayao Miyazaki.

A imensa criatura sai da agua e causa uma baita destruição conforme se locomove, e repentinamente sofre uma mudança fisica, se ergue e, bem, segue o filme, com as tentativas desesperadas do governo japonês e depois de outros países, de tentar deter a criatura, chamada pelos americanos de Godzilla.

Uma das formas intermediarias se tornou muito popular e recebeu o apelido de "Kamata Kun".

Uma das formas intermediarias se tornou muito popular e recebeu o apelido de “Kamata Kun”. É. Parece um pug enorme.

O Godzilla é definitivamente estranho, mas de uma forma interessante. A principio, quando surge, é algo parecido como uma salamandra, se arrastando pelo solo com uns olhos esbugalhados, mas ele vai evoluindo até se tornar parecido com o Godzilla tradicional. Mesmo assim, é o primeiro Godzilla japonês que não é um cara numa roupa de borracha, mas uma mistura de CG com pratical effects.

Ele é definitivamente grotesco, os braços, os dentes, a própria pele repleta de tumores e parecendo que algo vai sair por debaixo dela… parece algo que sente dor simplesmente por existir.

Há uma similaridade com alguns dos concepts originais do Godzilla de 1954

Há uma similaridade com alguns dos concepts originais do Godzilla de 1954

A mão de Anno é claramente perceptivel sustentando a coisa toda: os dialogos dos militares e politicos, as mudanças rápidas de cena e até a trilha sonora tem uma ou duas músicas direto de Evangelion (Decisive Battle é pra lá de óbvia), e a edição, com cenas mudando de lugar rapidamente,

Há uma variedade de temas, desde a inabilidade dos politicos e especialistas em reagirem a eventos inesperados, bem exemplificado nas sequencias de dialogos que podem ser resumidos como: “criatura gigante?  Ridiculo!” E aparece a criatura gigante. “É muito grande para ir para terra firme, morreria sob o próprio peso,.” A coisa vai pra terra. ” Felizmente se move devagar.” E o treco muda e fica de pé. Por aí vai.

6a00d8341bfb8d53ef01b7c89f9846970b-800wi

“Bem, não pode ficar pior…. fuck.”

Mas dá pra entender. Não há protocolos, suponho, para kaijus. Dizem haver para contato alienigena no entanto.

Se o Godzilla original era uma analogia ao terror das bombas nucleares, esse é um lembrete do poder da natureza e como pode ser desastroso misturado aos erros humanos, é um terremoto, um tsunami e um reator nuclear pronto para explodir. É Fukushima.

"Para um hálito refrescante use Uranio-235"

“Para um hálito refrescante use Uranio-235”

Os personagens humanos são interessantes também, embora tratados com uma certa superficialidade, aceitável dado o grande numero deles, embora só alguns sejam realmente importantes. Eu destacaria Hiromi Ogashira (Mikako Ichikawa), que é tão sorumbática quanto Rei Ayanami.

2016_1018ssa16

 

É um excelente filme de kaijus e a maior bilheteria dos filmes do Godzilla no Japão. É um filme absolutamente diferente, tanto do Godzilla da Legendary quanto de 99% dos outros filmes do Godzilla. É um filme de terror misturado com filme de desastres, como o primeiro foi.

 

Era uma imagem de Primeiro de Abril, mas um homem pode sonhar...

Era uma imagem de Primeiro de Abril, mas um homem pode sonhar…

Zweist
27/03/2017
  • Esse Godzilla é bizarro, mas longe de ser ruim. Será que rola resenha do filme onde o Godzilla mata o Zilla? (se é que já não rolou e eu que esqueci por ser burro)

  • O_Comentarista

    Esse Godzilla deve ter usado crack radioativo.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Porra, fiquei realmente interessado nesse filme.

  • Anubis_Necromancer

    Vi o filme faz tempo, e gostei muito dele.
    Pegaram muito da mitologia dele e colocaram num filme que agradou os fãs antigos e juntou uns novos.
    Apesar disso, ele ainda tem muitos mistérios a serem respondidos nos futuros.
    Como o rabo dele (spoilers para quem não viu), ou mesmo a cena deletada que já mostrava o que viria
    https://pbs.twimg.com/media/C7lhQQpU8AAqR9D.jpg
    Cena que se passa na primeira noite após ele começar a hibernar no meio da cidade.

    Quanto a imagem final.
    só esperando lançarem XD
    https://i.redd.it/pc3wfr327uax.png

  • Edalmir Biscaia Das Neto

    Zweist já existe esse crossover, o nome é Circulo de Fogo!