Gintama

GbV1T83e98A

Esse grupo de samurais do barulho vai se envolver em altas confusões e terão que enfrentar alienígenas que fazem coisas que até Deus duvida!!!

E aí, bundões? Conseguiram sobreviver a mais um réveillon? O meu foi uma merda, mas isso não vem ao caso. Cá estou eu pra indicar mais uma animação japa (eu só indico essas merdas mesmo!) pra vocês.

O que acontece se misturar o Período Edo (época em que o Japão era governado pelos Xogun), alienígenas, humor nonsense e porradaria desenfreada? O resultado é o mangá escrito e desenhado por Hideaki Sorachi e publicado nas páginas da Shonen Jump: Gintama (ou Alma de Prata em japonês aportuguesado).

Como falei acima, vou falar especificamente da adaptação para anime de Gintama que foi produzido pelos estúdios Sunrise e é transmitida pela TV Tokyo.

O trio de protagonistas da esquerda para direita: Kagura (a alienígena chinesa porradeira), Sakata Gintoki (o samurai alcoólatra viciado em doces) e Shimura Shinpachi (o otaku perdedor).

O trio de protagonistas da esquerda para direita: Kagura (a alienígena chinesa porradeira), Sakata Gintoki (o samurai alcoólatra viciado em doces) e Shimura Shinpachi (o otaku perdedor).

Para tentar situar vocês na história. Em algum momento do Período Edo a Terra é invadida por alienígenas conhecidos como Amanto e o Xogun, sem muita escolha devido a tecnologia superior dos alienígenas, acaba se aliando a eles. Muitos samurais ficaram descontentes com isso, o que gerou uma sangrenta guerra entre esses samurais e os Amantos. É óbvio que os samurais tomaram no cu fortemente diante da superioridade em tecnologia dos Amantos.

Anos se passaram, e graças aos Amantos, os japoneses alcançam no período Edo o nível tecnológico que nós temos hoje em dia. O Xogun ainda está no poder, mas quem governa aqui na verdade são os Amanto, que aproveitam e proíbem o porte de espadas para qualquer pessoa sem permissão do governo, para diminuir o número de samurais e evitar mais conflitos com os mesmos. Mas ainda há alguns grupos rebeldes que lutam nas sombras para tentar expulsá-los. É a partir daqui que a história de Gintama tem inicio.

Esse é só um exemplo do que é um Amanto. Mas existem vários tipos diferentes de Amanto no decorrer do anime.

Esse é só um exemplo do que é um Amanto. Mas aparecem vários tipos diferentes de Amanto no decorrer do anime.

Nesse período conturbado entra em cena Sakata Gintoki, um samurai com cabelo prateado, extremamente preguiçoso, alcoólatra e que só come doces. Ele tem uma empresa de faz-tudo (Yorozuya), que faz qualquer tipo de trabalho por dinheiro, mas ele sempre se aborrece quando aparece algum trabalho e sempre arruma um jeito de expulsar o cliente. Mais pra frente se juntam a ele no Yorozuya: Shimura Shinpachi, um jovem descendentes de samurai que Gintoki “salva” de ser humilhado por alguns Amantos (mas no fim, ele só queria bater nos Amantos porque eles derrubaram o doce que ele tava comendo) e Kagura, uma menininha que pertence ao clã de aliens mais poderoso do universo, os Yatos, que são conhecido por serem excelentes combatentes corpo-a-corpo e também por andarem pra cima e pra baixo com um guarda-sol (os yatos tem aversão a luz solar e usam o guarda-sol para se proteger, além de usa-lo como uma arma).

Trabalhando no Yorozuya, o trio se envolve em todo tipo de situação, desde encontrar animais perdidos até impedir um golpe de estado causado por robôs que saíram do controle. Entre um trabalho e outro eles vão conhecendo outros personagens que vão se tornando fixos no trama como: o grupo Shinsengumi (falando a grosso modo, é a polícia do xogunato e que realmente existiu no período Edo), Katsura Kotaro (amigo de infância de Gintoki e um dos revolucionários que querem expulsar os Amantos, por meio dele a gente descobre que Gintoki não é apenas um samurai fanfarrão), Elizabeth (eu não sei o que é aquilo), Sadaharu (um cachorro gigante que acaba virando mascote do Yorozuya), Sa-chan (uma ninja míope e sadomasiquista que quer dar pro Gintoki, mas ele sempre a esnoba), entre muitos outros. Não dá pra falar de todos sem o post ficar gigante!

Elizabeth e Katsura Kotaro. Não me pergunte o que é Elizabeth, porque até onde eu vi no anime o autor não explicou!

Elizabeth e Katsura Kotaro. Não me pergunte o que é Elizabeth, porque até onde eu vi no anime o autor não explicou!

Aí você me pergunta, caro amiche: Onde entra o humor nonsense na história? E eu respondo: No seu cu! Em tudo, amiche!

Gintama é um mangá feito para zoar com toda a cultura japonesa. Ele zoa com todos os clichês de shonens que já estamos cansados de saber, faz paródias de um monte de animes conhecidos (tem um episódio inteiro em que ele zoa com Bleach, onde o espírito da espada de madeira do Gintoki aparece pra ele e diz que vai ensina-lo a técnica final, mas Gintoki caga e anda pra isso. É uma clara referência as espadas Zampakutou dos shinigamis de Bleach).

Gintama sacaneia também muitos filmes de sucesso (em um dos arcos o vilão é claramente baseado no Darth Vader do Star Wars, o nome dele também não esconde isso: Dark Vader). Sem contar as inúmeras piadinhas com as vezes em que a série passou por risco de cancelamento ou teve algum tipo de problema judicial devido a alguma piadinha (Gintama é um anime que deveria ser para crianças, mas possui um alto volume de piadas com conotações sexuais, isso fez com que o anime trocasse de horário várias vezes e muitas associações de pais do Japão tentaram cancelar a série a todo custo).

Vou deixar uns vídeos: um mostrando uma pequena paródia do Gintama e outro com uma das piadinhas que deixaram os pais horrorizados (e não tem nada demais. hahaha!):

Mas nem só de humor vive Gintama, existem alguns arcos com pegada mais séria (como o arco da Benizakura) e você vê que o autor não deixa a desejar quando muda o tom da trama.

Diferente dos animes mais conhecidos, que tem arcos muito longos, o autor de Gintama prefere fazer arcos bem menores. A história de Gintama é basicamente composta de episódios que fecham a história em si mesmo e alguns arcos que duram no máximo 6 episódios, e com essa estrutura de histórias o autor vai contando aos poucos a historia dos personagens da trama, sem deixar o nível do roteiro cair (como aconteceu com Naruto e Bleach, por exemplo). Quanto a fillers, Gintama tem pouquíssimos, mas até os fillers valem a pena assistir. Como são poucos e, geralmente, são engraçados, eles não te cansam. Nessa levada, Gintama já alcançou 53 volumes em mangá, 263 episódios no anime, 2 filmes, três OVAs e já tem mais uma temporada do anime encomendada pra abril de 2015.

Os principais personagens do Shinsengumi que dão as caras na trama da esquerda para direita: Capitão Okita Sogo, Comandante Kondo Isao e o Vice-Comandante Hijikata Toushirou.

Os principais personagens do Shinsengumi que dão as caras na trama, da esquerda para direita: Capitão Okita Sogo, Comandante Kondo Isao e o Vice-Comandante Hijikata Toushirou.

Para fechar o post, que já tá grande para cacete, preciso comentar da trilha sonora do anime que é muito boa! Acho que desde de a trilha de Hajime no Ippo, eu não ouvia uma trilha de anime tão sensacional e que me fez “importar” para ouvir em casa (ainda não importei, na verdade, mas já tô providenciando!).

Desculpem o post grande e mal escrito, mas espero que tenham curtido a indicação. Agora com licença, pois preciso voltar a fingir que trabalho. Fui!!!

Churrumino
07/01/2015