ESPECIAL – Dia das Mulheres

Domingo, dia natural de não sair pÓste, entretanto temos que dar moral.

Bem amigos, inspirado nesse dia importante que vai muito além de levar rosas e café da manhã para as mulheres na cama, vim escrever esse pÓste.

Primeiramente é necessário afirmar sim que esse site tem práticas e idéias consideradas machista, afinal, ele é constituído inteiramente por homens, que cresceram em uma sociedade machista, criados por vezes por machistas, em uma cultura machista. Entretanto, acredito muito que o machismo sofre uma desconstrução diária, que por mais lenta que seja, esteja mudando as coisas aos poucos.

Há 50 anos, acredito que a maioria das pessoas ia concordar com esse sujeito. Hoje as coisas são um pouco diferentes, já não é mais a maioria.

Há 50 anos, acredito que a maioria das pessoas iam concordar com esse sujeito. Hoje as coisas são um pouco diferentes, já não é mais a maioria, e sim uma minoria BURRA.

Vale lembrar que o dia 8 de março, apesar de sua importância histórica que logo irei falar, é apenas mais um dia entre tanto outros milhares que vieram e estão por vir. A luta das mulheres por oportunidade, respeito, igualdade, e protagonismo não acontece só em um dia do ano, e sim em todos eles.

Simbolicamente o dia 8 de março tem sua importância por conta das operárias que protestaram em frente à uma fábrica textil, e foram presas dentro dela, e logo após incendiaram a fábrica. Entretanto é um dia simbólico. Pensemos em quantos “8 de março” já não aconteceram, e não acontecem, que são silenciados a favor da ordem e blá blá blá.

5

Recentemente (aos olhos de um historiador) as mulheres tem conquistado cada vez mais espaço e direitos, nada mais justo. E pensar que há 50 anos as mulheres não podiam votar, não podiam praticar determinados tipos de esportes, dificilmente assumiam algum cargo político de importância, e etc etc.

Atualmente, graças as lutas, pensamentos como “lugar de mulher é na cozinha”, “…você não pode por que é mulher”, “…mulher para casar”, dentre muitos outros, viraram piada para quem não pensa assim, tornando alvo de muitas piadas aqueles que pensam dessa maneira (BOLSONARO + SEUS ELEITORES + muitas outras pessoas). Lembrando que até pouco tempo esse pensamento era comum, mas enfim.

6

Sem entender o que esse cara quis dizer.

Terminando.

Como falei mais anteriormente o machismo sofre desconstrução. Falar que postar foto de “muié pelada” não faz parte de uma cultura machista, é querer se enganar. Entretanto no ramo de história usamos o termo “homens de seu tempo” (sim, não são só os homens, é que o termo é velho, e também é machismo (INCEPTION!)), onde as pessoas tendem a pensar e a se comportar de acordo com o pensamento da maioria da época. Ao meu ver a desconstrução não é um processo rápido… longe de ser… e sim algo duradouro e lento, portanto, não é só por que aqui postamos fotos de mulheres com pouca roupa que nós vamos pensar que “lugar de mulher é na cozinha”, dai-me paciência. Possivelmente no futuro nossos progênitos (pesquisa no google, BITCH (outro termo machista… oh god, tá ficando massante, SAI DA FREEEEEENNNTEEEEE FLAMMEEEEERRRR)) irão nos julgar pra caralho e falar: “mas como que vocês eram assim??”, e no futuro vão olhar para os que nos julgaram e vão falar o mesmo, e assim por diante.

Aonde quis chegar com isso?

Bem, conscientização… vamos continuar com as desconstruções, elas são necessárias para que após séculos e séculos de homens imbecis fazendo coisa imbecis parem de fazer coisas imbecis.

Era só isso. Beijos amiches <3 Bom domingo!