Especial de Natal – Gremlins

Ao ser alimentado depois da meia noite, também me transformei. Ganhei 30 kilos.

Em 2014 vocês foram presenteados com o melhor filme de natal de todos os tempos, Duro de Matar.

Então esse ano resolvi trazer o segundo melhor filme de natal de todos os tempos, Gremlins.

O filme começa com o inventor  Randall Peltzer andando por Chinatown, em busca de um presente de natal para seu filho, Billy (Zack Galligan). Ele é convidado por um menino para ir até a misteriosa loja do velho chinês, o tipo de lugar onde você nunca encontra itens misticos que trazem grandes desgraças.

Ainda é mais confiavel que a 25 de Março no entanto

Ainda é mais confiavel que a 25 de Março no entanto

Ele ouve um cantarolar vindo de uma caixa coberta com um pano e olha para dentro. Lá ele vê uma simpatica criaturinha e oferece um preço para o velho, que não aceita o negocio. Só que ao ir embora, Randall é abordado na rua pelo menino, com a caixa do bichinho.

Ele explica que aquilo é um mogwai (do cantonês “monstro, demonio”), ele é sociavel e não é dificil de cuidar, CONTANTO, que sejam seguidas três regras simples:

Não expo-lo a luz forte. Luz solar o mataria inclusive.

Não molha-lo.

E principalmente, nunca jamais alimenta-lo depois da meia noite.

view_13_Gremlins_eyecatcher_JPG

 

Encontramos então Billy, tentando fazer seu carro funcionar pela manhã, sem sucesso, graças as modificações que seu pai fez no veiculo. Então ele vai ao banco à pé na neve mesmo, levando seu cão. Lá chegando, tem uma altercação com  a velha escrota dos pombos  sra Deagle, que acusa o cachorro de Billy de ter destruido sua decoração de natal e por isso quer o bicho morto.

vlcsnap-00348

 

Antes de voltar para casa, Billy dá uma passada no bar para ver Kate (Phoebe Cates), com quem ele deseja copular. Agora, vejam ela no filme Picardias Estudantis para perceberem que é uma intenção plenamente justificável.

fotos-de-phoebe-cates-4

Em casa, ele é recebido pelo pai, que entrega o mogway para  Billy, que logo se afeiçoa ao bicho, batizado de Gizmo. Claro que é perceptivel que as coisas não vão dar certo quando segundos depois de chegarem em casa já quebram uma das regras, tirando uma foto com flash fortissimo de Gizmo e deixando ele zureta.

No dia seguinte, Billy recebe um amigo, Pete, para mostrar o bichinho e a segunda regra vai pro buraco. Puta merda. Nem 24 horas e já erraram mais de 50% do que tinham que fazer. Pete acidentalmente derruba um copo de água em Gizmo, que tem umas convulções loucas e do seu corpo pulam cinco bolinhas de pelo, que logo se revelam ser outros mogway.

Mogwai

Eles contam para Randall, que acha ter descoberto um novo mercado. Claro. Um cuja demanda duraria dois minutos, pois cada dono poderia reproduzir quantos quisesse. É por isso que Billy toma conta das finanças da casa. Pete pede para ficar com um, mas ao invés disso, Billy resolve levar um para seu professor de ciencias, que fica com ele para estudos.

Logo Billy descobre que os novos mogway são diferentes do amigável Gizmo, muito mais agressivos e um tanto crueis, em especial o que parece ser o lider deles, Stripe, batizado assim por causa do moicano que tem. Billy está com coisas na cabeça também, e não um moicano, pois encontrou seu cachorro todo enrolado nas luzes de natal, pendurado do lado de fora da casa, o que ele coloca na conta da velha maluca. Em outra passada no bar, Billy resolve chamar Kate para sair, ela aceita, talvez para tirar da cabeça a época, pois diz não gostar do Natal, embora fique defensiva quando Billy pergunta por que.

Mais tarde, em casa, Billy resolve alimentar os mogwais, que estão pedindo muito por isso. Ele tem o cuidado de olhar o relogio, que marca 23:30, então tudo bem. O unico que não come o frango frito é Gizmo. Na escola, o professor tira uma amostra de sangue de seu mogway, o que irrita o bicho. Às 2:00 da manhã ele vai embora. Só que deixou metade de um sanduiche para trás, ao alcance da gaiola.

Na manhã seguinte, Randall vai para uma convenção, tentar vender suas tranqueiras, e Billy chama sua mãe para ver uma coisa. Todos os mogway viraram casulos grotescos, exceto Gizmo.

Cocoons

Ele vai ver o relogio, e percebe que ainda está marcando 23:30 e que os fios estão mastigados. Passava da meia noite quando ele alimentou os mogway. Fodeu.

Randall liga para casa depois, dizendo que vai voltar mais cedo pois os caras da convenção são inventores de verdade. Na escola, Billy e Pete vão até o professor para se informar e descobrem outro casulo, ou como o professor chama, “estagio de pupa”. O sinal toca e eles combinam de se verem depois dos feriados.

Billy vai trabalhar, mas logo corre de volta para a escola, pois recebeu um telefonema do professor dizendo que o casulo está abrindo. Lá chegando ele descobre que o professor está morto, e com a seringa dos testes sanguíneos espetada na bunda. Quando Billy faz menção de pegar o telefone, é atacado por uma mão com garras. Ele segue a criatura e tem um relance da sua forma quando ela escapa.

Na casa de Billy, os gremlins tiram Gizmo de onde estava escondido e começam a tortura-lo. A mãe de Billy ouve os barulhos e sobe, com uma faca na mão para investigar, só que ela encontra apenas os casulos vazios. O telefone toca, mas não é Lionel Richie, e sim Billy, dizendo para ela sair da casa. Só que de repente a ligação é cortada e ela volta para baixo, pois os barulhos estão vindo dali agora.

Nessas ela passa a ser atacada pelos gremlins e tem que ir matando eles um por um, em cenas grotescas e maravilhosas que passavam na Sessão da Tarde. Estraçalhamento por liquidificador? Claro. Explosão no microondas? Evidente. Esfaqueamento frenético? É óbvio!

g13

 

Billy chega em casa e tem que lidar com outra criatura, usando uma das espadas decorativas da sala e mandando o gremlin para a lareira. Só que o quinto, justamente Stripe, se manda.

Levando Gizmo, Billy rastreia Stripe até a ACM local, em tempo apenas de ver o filho da puta pular numa piscina. Qual o grau acima de “fodeu”?

Billy se manda rapidamente, leva sua mãe para o médico, já que ela se machucou na briga e vai avisar a policia.

Veja, a policia de filmes de ficção ou terror é a mais ineficiente e cética organização existente. Quase no mesmo nivel de uma organização brasileira de ineficiencia e ceticismo. Naturalmente eles não apenas duvidam de Billy como se dispõe a sacanea-lo. Isso até começarem a receber chamados de ocorrencias estranhas na cidade toda.  Não que passem a acreditar no Billy, mas saem para investigar.

Enquanto isso, os gremlins começam a tocar o terror em toda a cidade, com direito a musicas natalinas e tudo mais.

gremlins_carrolls

 

A vitima que ninguem lamenta é justamente a megera sra. Deagle, que é arremessada pra puta que pariu quando os gremlins sabotam a cadeira que ela usa para subir as escadas da sua mansão.

giphy (1)

 

De boas, não vou ficar detalhando as coisas que os gremlins fazem. É muito legal e narrar seria um desserviço. Vejam por si mesmos.

São uns tantos minutos de gloriosa destruição que o fazem agradecer aos irmãos Lumiere.

Então Kate e Billy descobrem que os gremlins estão no cinema, assistindo Branca de Neve e os Sete Anões, e armam uma explosão no lugar, matando-os.

"Vamos todos morrer numa explosão? Pelo menos é menos doloroso que Branca de Neve e o Caçador."

“Vamos todos morrer numa explosão? Pelo menos é menos doloroso que Branca de Neve e o Caçador.”

 

Menos Stripe. Ele foge para uma loja de ferramentas e é perseguido pelo trio. Lá ele começa a atacar com tudo que encontra à disposição, culminando com uma serra eletrica.

Com a ajuda do cachorro e de um carrinho de controle remoto, Gizmo encontra Stripe, que acabou de achar uma fonte na loja, e está perto de se jogar ali e recomeçar a porra toda. Só que Gizmo consegue numas manobras acrobáticas frenéticas abrir as persianas, jogando luz do sol nascente direto em Stripe, que derrete numa poça de gosma.

Bons sonhos crianças

Bons sonhos crianças

Toda aquela zona é creditada como uma série de acidentes inexplicáveis . Exceto para o velho chinês, que diz ter visto a barafunda (queria usar essa palavra, mas não sabia em que ocasião seria socialmente aceitável. Descobri que em velorios não é), pela tv e descoberto do que se tratava. Ele então devolve a grana que Randall pagou por Gizmo e critica a sociedade patriarcal brancacisheteronormativa. Embora note o elo que se formou entre Gizmo e Billy, dizendo que um dia Billy talvez possa cuidar de um mogway.

Que lindo.

Há todo tipo de estranheza ao redor do filme, como o fato do roteiro original de Cris Columbus ser muito mais violento, com o cachorro do Billy sendo devorado pelos Gremlins e sua mãe decapitada. Ou que, segundo uma novelização, eles seriam uma raça criada geneticamente por aliens. Já que estamos em aliens, Critters, ao contrário de Ghoulies e  Hobgoblins estava em produção ANTES de Gremlins, então não é uma cópia sem vergonha.

Ou como a cena em que Kate explica porque não gosta do Natal, o que tem haver com seu pai vestido de papai noel encontrado morto meses depois dentro da chaminé. Segundo Dante, a dissonância da cena foi proposital, para enfatizar o absurdo da situação. Eu só achei badvibe, e vira até uma piada no segundo filme. Que por sinal é bem legal também, não deixe que tem convençam do contrário.

Ou vou ter que ir até aí te explicar isso?

Ou vou ter que ir até aí te explicar isso?

A melhor parte desses filhasdaputa é como eles parecem estar o tempo todo tirando sarro dos humanos, imitando, da forma deles, o comportamento das pessoas e rindo pra caralho disso. Na verdade, nem dá para dizer que eles são realmente malignos, com exceção de Stripe e Mohawk, os lideres dos gremlins nos dois filmes. São seres cujo conceito de diversão envolve destruição e nenhuma noção de consequencias. Não que se importam com as consequencias quando ocorrem. Se fosse para comparar, diria que são um tipo de Joselito escamoso.

gremlins8

Revendo, é um filme que sobrevive por si só, sem o risco de um julgamento afetado pela nostalgia e tem muitos pontos positivos para isso, desde a ótima direção de Joe Dante e até iconica trilha de Jerry Goldsmith.

Os gremlins precedem em muito ao filme, sendo uma palavra que definiria criaturinhas responsáveis por causar danos e mau funcionamento em aviões de combate durante a segunda guerra, e até mesmo antes. Esses relatos não são sempre coerentes uns com os outros. Charles Lindbergh, o primeiro cara a atravessar sozinho o Atlantico de avião escreveu em seu livro “Espirito se St. Loius” que lá pela nona hora de voo, criaturinhas vaporosas apareceram na cabine e o ajudaram a ficar alerta. Outros pilotos, antes e depois do voo de Lindbergh afirmavam que esses gremlins eram uteis, até mesmo os alertando de problemas no avião.

Gremlins-566x283

Fora do filme, outras duas aparições famosas foram em um desenho da Disney,da mesma época e na segmento do filme No Limite da Realidade, naquela parte do avião, onde um cara surta por ter visto uma criatura monstruosa atacando uma das turbinas.

Então é um ótimo filme para entrar no espirito das festas de fim de ano, tome banho, coma depois da meia noite e é isso aí.

46373b1767c993d32fa1e53209e72be2

 

  • Lembro de ter assistido na Sessão da tarde mesmo! =D
    Mas essa regra de não alimentar depois da meia noite não faz sentido, e se fosse em outro país, eles iam seguir o fuso horário?

    • O_Comentarista

      E no horário de verão, como fica?

  • O_Comentarista

    Sempre considerei o primeiro filme um terrir, igual A Hora do Espanto.

  • Frogwalken

    Apenas discordo de uma coisa:

    o PRIMEIRO melhor filme de Natal de TODOS, TODOS!!! É esse aqui:

    https://coversblog.files.wordpress.com/2009/09/umanoitedefuria.jpg

  • Anubis_Necromancer

    Teve um comercial de impressora com os gremlins também

  • T.K cabeça de vento

    Um dos poucos sucesso do cinema que ainda não teve uma nova versão.
    Mas eu tenho certeza que, nesse exato momento tem alguém doido para fazer um reboot dele.

    • O Pistola Polvo Aranha

      Junto com De Volta Para o Futuro e Os Goonies.

      • Lucas Joestar

        Tem que fazer, eu acho uma boa ideia

        • O Pistola Polvo Aranha

          NÃO CARA!!!!

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Imagina se tivessem seguido o roteiro original, e fizessem um filme de terror mesmo…

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    E deviam fazer um jogo onde a gente saísse matando os gremlins de várias formas diferentes.

  • Frogwalken

    KAMALA SENTINDO O PODER DA DELÍCIA DO SHAZÃO!

    https://i.imgur.com/ovi60CK.jpg

    • o Inconcebível Bob Balburdia

      Caramba, Quem foi o doente que fez essa imagem!!

      Que eu saiba, Kamala é de menor (se bem, que pensando bem, o Shazan karai também é…)

      Além do mais, pela posição não pra eles estarem fazendo nada. A não ser que ela tenha esticado o…
      OH CÉUS

  • O Pistola Polvo Aranha

    Isso sim é filme natalino. Papai Noel é o ovo de pentelhos vermelhos do Vinnie.

  • Frogwalken

    VINI não vai tentar roubar o Natal esse ano ? =P

    • [Better Call Harvey]

      Aparentemente foi impedido a tempo

  • Lucas Joestar

    Meu primo tinha medo desse filme