Encontro com Rama

04-8078875

Rama 1/2

 

O nome de Arthur C. Clark é um dos mais respeitados quando o assunto é literatura de ficção cientifica. O cara tem todo um que de visionário meio Julio Verne. Ele foi o primeiro a propor, por exemplo, um tipo de satélite geo-estacionario de comunicações.

Clark, com Isaac Azimov (Fundação, Eu Robô) e Robert Heinlein (Tropas Estelares) formam a Trindade da ficção cientifica. E entre seus muitos trabalhos estão 2001 Uma Odisséia no Espaço e Encontro com Rama.

Esse trata justamente do encontro. Com Rama.

encontro-com-rama-arte-conceitual-3

Vou ser um pouco mais claro.

Em 2077 houve um impacto de asteroide que varreu um bom pedaço da Europa. Para impedir novas tretas foi criada uma agencia supra governamental de vigilancia, a SPACEGUARD e estimulada a exploraçao do espaço como nunca antes.

E no ano de 2130, radares de Marte detectaram um estranho meteoro além da orbita de Jupiter. A principio, se não fosse pelo enorme tamanho, cerca de 50 quilometros, ninguem daria maior atenção. Até que foi descoberto que era um objeto cilindrico simetrico e obviamente artificial.

Não estavamos sós.

Os aliens usavam o Apple II e o Commodore na sua nave. Chupa Independence Day.

Os aliens usavam o Apple II e o Commodore na sua nave. Chupa Independence Day.

Foi montada rapidamente uma equipe, que a bordo da nave Endeavour iria até o objeto, batizado com o nome da divindade hindu Rama (os nomes gregos/romanos já foram todos usados) para tentar entrar e explorar o objeto.

O livro tem dois pontos de narrativa, a equipe de exploradores e uma comissão de cientistas. Não há espaço para muito desenvolvimento dos personagens, com umas poucas exceções. A parada é mesmo a exploração desse estranho, pequeno, e ao mesmo tempo enorme mundo.

Os astronautas não tem muito tempo no entanto. A orbita de Rama logo o levará muito para perto do Sol, onde a Endeavour não pode resistir. Após essa orbita, Rama, se sobreviver, será lançada para fora do sistema solar.

Encontro com Rama

A ciencia nas histórias de Clark é hard com H de muito, então há uma boa quantidade de termos cientificos e poucas explicações sobre eles. Na verdade você acaba entendendo, mas tem que prestar atenção na leitura.

Há anos Morgan Freeman tenta fazer engatar uma adaptaçao de Rama, até agora serm sucesso. Uma pena. Agora que Stanley Kubrick está morto, alguém pode adaptar Arthur C. Clark sem o perigo de criar o mais potente sonifero em forma de filme já feito.

Isso não impediu Rama de ter ter algumas continuações e produzido alguns jogos, uma aventura em texto e outro estilo Mist.

O próprio Arthur C. Clark vai ser o trainer.

O próprio Arthur C. Clark vai ser o trainer.

Foi uma excelente idéia pedir para o amiche Mawa buscar esse exemplar, já que não pude ir e coisa e tal. Arthur C. Clark é sempre uma boa leitura e Encontro com Rama é um puta livro e com 285 páginas, é bem suave de ler.

22661274

 

Vai um curtinha para dar uma noção.

Zweist
30/08/2016