DUNKIRK – SIM, O FILME por PCB

dunkirk-capa

Post enviado pelo amiche PCB!

Salve, galera. Aqui é o PCB, e aproveitando o post do Zweist,  vamos falar sobre o filme Dunkirk (2017), de Christopher Nolan.

O filme começa naquele contexto histórico que o Zweist já passou: numa época em que nem se falava em intervenção americana e Capitão América, a Inglaterra era o bastião-mor contra o avanço nazista na Europa ocidental. Porém, após uma série de derrotas pros alemães, cerca de 400.000 soldados aliados se viram isolados na cidade de Dunkirk, no litoral francês, esperando que alguma ajuda viesse da Inglaterra.

Porém, a perspectiva de derrota era tão certa que a chefia britânica enviou um apoio minúsculo, já tendo a certeza de que seria mais eficaz guardar suas forças pra resistir a um ataque na própria Inglaterra. Para eles, a única ‘esperança’ era salvar uns 40.000 homens, deixando os demais para morrer.

dunkirk

E é aí que começa o filme de Nolan, acompanhando três núcleos principais: 1) os soldados em Dunkirk, compostos em sua maioria por jovens abalados pela Guerra, sobrevivendo por uma semana; 2) navegadores britânicos civis, que foram convocados pela Marinha para ir salvar o máximo de soldados em Dunkirk durante um dia3) alguns poucos aviadores do exército inglês, buscando garantir uma fuga segura para os homens em Dunkirk. Aos poucos, estas três linhas vão se  convergindo.

No geral, o filme é bem bacana. Nolan consegue pegar uma história que poderia parecer desinteressante (ingleses fugindo de barco) e cria momentos de tensão, em cada um dos três núcleos de sua história. Em terra, por exemplo, vemos soldados desesperados questionando se a ajuda a caminho é só para ingleses ou se também vale a pena salvar aliados franceses. No ar, aviadores têm que decidir se vão pra casa, em segurança, ou se é melhor esgotar suas energias em prol daqueles garotos desesperados em voltar pra Inglaterra.

Como pontos negativos, é possível apontar que não tem nenhum personagem muito marcante, e que os dramas apresentados em alguns núcleos não transmitem a emoção e empolgação desejada. Vale citar que a convergência das três linhas narrativas pode confundir um pouco.

No geral, Dunkirk é um bom filme. Não é esse hype todo (não, não é o melhor filme do Nolan), e nem sei se vale uma inteira no cinema, mas o filme tem cenas muuito boas/tensas, e levanta questionamentos interessantes sobre a guerra, fugindo das histórias-padrão sobre tiroteios e soldados infalíveis.  ”

Mandem posts pra nós que publicamos! contato@superamiches.com

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Parece interessante.

  • O Imatável Polvo Aranha

    Em resumo, o filme é mais ou menos… mais ou menos…

    Segurem os absorventes, Cortos.

    • Frogwalken

      Em resumo, é o filme contando a história sobre uma galera usando a Técnica Secreta da Família Joestar! =P

      • [Better Call Harvey]

        Mas ele fez uma guerra verossimilhante com a vida real??

        Ele reinventou o genero dark e verossimil dos filmes de guera??

        • Frogwalken

          Ainda não vi o filme e acho que nem vou ver, ah não ser que role um ingresso MEIO GRATIS.

          Vou esperar o Blu Ray Conniff Rip Dual Audio =P

  • O_Comentarista

    Talvez veja o filme qdo ele sair no Netflix.

    • [Better Call Harvey]

      [2]

      Já vi metade de interestelar (uma bosta) e o começo de amnésia (sono), mas parece que Dunkirk vai ser divertido, interessante e despretencioso

      • PCB

        Pô, se tu não gostou desses, também vai penar em Dunkirk. Só por focar em protagonistas ingleses ele já é naturalmente mais elegante e paradão

  • [Better Call Harvey]

    Boa PCB!!!! Fez um bom resumo sem pesar nas críticas contra o Nolan, pra que assim ninguem corra o risco de ver algum ser ctorto invocado de alguma profundeza inominável.

    Mas e ai! Rolou conflito armado com soldados que não atiram??

    Rolou inpumeras explicações reiteradas sobre a mesma coisa?

    Rolou uma guerra dentro de uma guerra que na verdade era um sonho de cachorro?

    Esse cachorro foi morto pelo batman?

    Teve alguma referência bíblica/junguiana?

    E o mais importante!! Quem vai assistir A Torre Negra??

    • Frogwalken

      Dizem que se você falar ” OTROC ” 3 vezes na frente do espelho, ele aparece vestido de Bátima pra contar os lendários 40,5 motivos do por quê de DKR ser foda e Nolan um JÊNIO =P

    • PCB

      Eae, fi.

      1) único cara que atira no filme é o Tom Hardy (o aviador bonzão)
      2) o filme não fica repetindo muito as mesmas explicações. E quando é pra reforçar um assunto, fazem mais por “imagens-mudas” do que por falas
      3) uou… se rolou isso, foi na parte que sair pra comprar mais pipoca
      4) Como disse, só aparece o Bane (Tom-Hardy-S2-do-CGui)
      5) tem uma hora que o herói passa por um intenso sofrimento físico, é colocado numa caverna, e depois de 3 dias é milagrosamente recuperad… ah não, isso foi no Dark Knight Rises
      6) tô lendo Torre Negra (tô no 3º volume), e acabarei vendo o filme

      • [Better Call Harvey]

        ASHuAHsuUASuhAUSAUHsuaHUSh

        Eu só li o 1º livro, mas ja me sinto capacitado pra gritar “ai estragaram toda a essencia dos livros” e “quem gostou do filme nao entendeu os livros”

        Mas aposto que vou curtir pra porra o filme

        • PCB

          Pô cara, do primeiro livro pro segundo dá um salto absurdo de qualidade

          • [Better Call Harvey]

            Sério!! eu curti demais o 1º livro, mas se o 2º evolui tanto assim, vou tentar comprar ele ainda esse ano