DUNKIRK – SIM, O FILME por PCB

Post enviado pelo amiche PCB!

Salve, galera. Aqui é o PCB, e aproveitando o post do Zweist,  vamos falar sobre o filme Dunkirk (2017), de Christopher Nolan.

O filme começa naquele contexto histórico que o Zweist já passou: numa época em que nem se falava em intervenção americana e Capitão América, a Inglaterra era o bastião-mor contra o avanço nazista na Europa ocidental. Porém, após uma série de derrotas pros alemães, cerca de 400.000 soldados aliados se viram isolados na cidade de Dunkirk, no litoral francês, esperando que alguma ajuda viesse da Inglaterra.

Porém, a perspectiva de derrota era tão certa que a chefia britânica enviou um apoio minúsculo, já tendo a certeza de que seria mais eficaz guardar suas forças pra resistir a um ataque na própria Inglaterra. Para eles, a única ‘esperança’ era salvar uns 40.000 homens, deixando os demais para morrer.

dunkirk

E é aí que começa o filme de Nolan, acompanhando três núcleos principais: 1) os soldados em Dunkirk, compostos em sua maioria por jovens abalados pela Guerra, sobrevivendo por uma semana; 2) navegadores britânicos civis, que foram convocados pela Marinha para ir salvar o máximo de soldados em Dunkirk durante um dia3) alguns poucos aviadores do exército inglês, buscando garantir uma fuga segura para os homens em Dunkirk. Aos poucos, estas três linhas vão se  convergindo.

No geral, o filme é bem bacana. Nolan consegue pegar uma história que poderia parecer desinteressante (ingleses fugindo de barco) e cria momentos de tensão, em cada um dos três núcleos de sua história. Em terra, por exemplo, vemos soldados desesperados questionando se a ajuda a caminho é só para ingleses ou se também vale a pena salvar aliados franceses. No ar, aviadores têm que decidir se vão pra casa, em segurança, ou se é melhor esgotar suas energias em prol daqueles garotos desesperados em voltar pra Inglaterra.

Como pontos negativos, é possível apontar que não tem nenhum personagem muito marcante, e que os dramas apresentados em alguns núcleos não transmitem a emoção e empolgação desejada. Vale citar que a convergência das três linhas narrativas pode confundir um pouco.

No geral, Dunkirk é um bom filme. Não é esse hype todo (não, não é o melhor filme do Nolan), e nem sei se vale uma inteira no cinema, mas o filme tem cenas muuito boas/tensas, e levanta questionamentos interessantes sobre a guerra, fugindo das histórias-padrão sobre tiroteios e soldados infalíveis.  ”

Mandem posts pra nós que publicamos! contato@superamiches.com