Dredd por um “Comunistinha de Faculdade”

Não, não é um post do Bruno.

É amigos, nesse frio de lascar coloco minha blusa da KGB e toca do Che para falar do segundo melhor filme do Dredd, pois o mais maneira de louco é o do Stallone mesmo…

12

Num futuro pós-apocalíptico de uma guerra nuclear, no meio dos Estados Unidos que virou um deserto radioativo, (sobre)vivem 800 milhões de pessoas, em um território que hoje iria de Boston a Washington. Em pleno caos, com uma população que vive na quase miséria, os homens e mulheres da Corte da “Justiça” vão as ruas para enfrentar os criminosos, com o papel de apurar, julgar, condenar e executar os infratores, que variam daqueles que cometem pequenos delitos até os que mataram MAIS DE MIL!

Nesse contexto, Juiz Dredd (Karl Urban), um homem da Corte da “Justiça” que parece ser bastante eficiente em seu trabalho, tem como atribuição supervisionar por um dia a caloura juíza Cassandra Anderson (Olivia Thirlby), para ver se ela seria capaz de fazer o trabalho. Em seu teste, Dredd junto com Anderson, vão Peach Trees, um prédio de 200 andares, par investigar a morte de 3 homens, que são mortos a mando de Ma-Ma (Lena Headey). O Bagulho vai pro bréjio, e a Ma-Ma prende os dois juízes no prédio, onde só irão sair mortos…

13

Bem amigos, o filme é muito legal, as cenas de ação são bem feitas, e o clima criado pela história é divertido, se não fosse pela falta do Stallonaço “CONCERTESA”seria o melhor filme do Juiz Dredd de todos os tempos…

Agora falando sério (a parte chata do post)… sabe-se que o índice de criminalidade de determinada sociedade é paralelo a pobreza e falta de distribuição de renda, não estou falando que se todos recebessem o mesmo salário (para ser bem simplista) os crimes iriam parar, não, eles iriam permanecer, mas é bem possível que iriam diminuir em muito. Vejo no universo criado em “Juiz Dredd” um possível desdobramento para os ideais da direita, que acreditam que policiamento, penas rigorosas, e uma “JUSTIÇA” rápida, seriam eficazes para erradicar a criminalidade… bem, não seriam, vendo que países com um sistema mais parecido com essa ideologia, não tem indice de criminalidade baixo… tal como E.U.A… tchãnãnãnam!

Judge Dredd Still Image

O filme mostra coisas bem alarmantes e chocantes, como a terminologia para retirada de corpos, que seria “reciclagem”, ou a total banalização para as mortes dos pobres, que são os principais alvos dessa politica conservadora.

O que me incomodou nisso tudo, é que poucas são as críticas que o filme faz a esse universo, fora uma vez ou outra que a Anderson tem uns momentos lendo as mentes de algumas pessoas (SIM, ELA É UMA MUTANTE E EU ESQUECI DE FALAR ISSO) e ela observa que a lei é injusta com algumas pessoas, mas cara… ela é injusta com todos. Outra coisa foda é que, pelo menos eu, percebi o Juiz Dredd sendo colocado como um “Herói”, coisa que ele determinantemente não é (Ao contrário do Stallas que era heróizaço sim). Eu senti a Ma-Ma sendo colocada como vilã (o que ela realmente é) e o Dredd como herói, sem tentar problematizar essas coisas e criar, assim, uma reflexão para aqueles que foram assistir o filme… mas enfim… é isso.

15

Ficha Técnica:
Diretor – Pete Travis
Estrelando – Karl Urban (Senhor dos Anéis, Doom); Olivia Thirlby (não conheço) e Lena Headey (Game Of Thrones, 300)

NOTA: 4 Garibas (O que seria equivalente a 6… eu acho… sei lá, não me lembro mais…)

Um Gif legal pra alegrar

Um Gif legal pra alegrar

 

Garibilbo
04/05/2015
  • Egon de volta a ativa

    Garibilbo meu jovo, o Dredd é considerado heroi no dreddverso principalmente porque ele é um clone(SIM UM CRONE) do fundador do atual sistema policial e o mais leal a esse sistema apesar de não ser mencionado no filme

    • GaribilboBolseta

      Eu entendo que ele é considerado herói no universo, mas vamos e venhamos, só por que ele é considerado um herói naquele universo, ele não precisa ser apresentado como tal no nosso universo, pois não temos a mentalidade das pessoas daquele universo… bem, falei muito “universo”, mas acho que deu p entender LOL

      • Egon de volta a ativa

        Ue gariba e tu esperava uma narrativa em off do Morgan Freeman dizendo “nesse universo pos-apocaliptico fascista e excessivamente violento, o anti-heroi em nosso mundo, porem heroi em manter os pobres no lixão daquele universo tera uma nova missão”

        O defeito do filme ta que não tentou apresentar o dreddverso, mas reclamar que o personagem ta sendo EXATAMENTE o dos quadrinhos não da

        • Felipe P. Silveira

          isso é verdade

        • GaribilboBolseta

          esperava

          • Egon de volta a ativa

            Então se fudeu

      • Felipe P. Silveira

        gariba, os quadrinhos ingleses são feitos na esperança que quem for ler seja inteligente.

        • HUE

        • GaribilboBolseta

          pois bem, eu não sou inteligente u-u

  • O_Comentarista

    Pro Gariba, Dredd é coxinha pró-ditadura.

    Policiais presos em um prédio? The Raid tratou disso muito melhor.

    • GaribilboBolseta

      E NÃO É??

    • Primo Zoa

      Li um boato quando saiu Dredd, que ele foi feito antes de The Raid, mas demorou tanto tempo na pós produção, pra converterem pra 3D e tal, que o roteiro do filme vazou e The Raid foi feito baseado nesse roteiro vazado de Dredd.
      The Raid seria uma cópia, muito melhor que o original.

      • Vish, serious business!

      • Egon de volta a ativa

        Deve ter demorado pra caralho ja que Raid foi lançado quase 2 anos antes

        • Primo Zoa

          Mas foi mesmo. A pré produção de Dredd começou antes de The Raid. Dredd começou a ser filmado em novembro de 2010, e The Raid começou a ser filmado em março de 2011.

  • Cofre do Ultra Dont Give Moral

    Eu passei os últimos 5 dias cobrindo um evento regonal de comunistinhas de faculdade aqui na minha cidade. Portanto, só de ler o título me fez ficar perpRexo e tentar saber o nome da mutante gatinha que tem foto no post, que é a única coisa pela qual me interessei kkkkkkkk

    • GaribilboBolseta

      Vc é uma vergonha para o seu paízzzzzzzz!

  • Divosa Uplanovytch

    Se e assim porque a criminalidade aumenta a medida que a desigualdade diminui por aqui no Bananal?

    • GaribilboBolseta

      eu não entendi o que vc disse… sasuahsuahsuahs

      • Divosa Uplanovytch

        ?!

  • Polvo Aranha

    Nem o Gariba sabe como funciona o sistema de pontuação de filmes que ele próprio criou.

  • Onofre Ricardo

    “Agora falando sério” – Ta aí a parte aonde deveriam acabar os posts do Gariba. Daí pra frente é melhor nem ler

    • Cofre do Ultra Dont Give Moral

      hahahahahahahaha

  • O Impronunciável Zweist

    O Dread foi originalmente criado como uma sátira ao estado policial e a politica linha dura que estava se instalando na Inglaterra.

    • Cofre do Ultra Dont Give Moral

      Margaret Tatcher e companhia, né?