Dossiê Tartarugas Ninja parte 2- Televisão

tmnt-parte2Vamos falar de coisa boa, outras nem tanto!

Continuando a série de posts sobre as Tartarugas Ninjas (na verdade eu tinha até esquecido, mal ae)
Para ler a parte 1 clique aqui!

Primeira animação:

A era da palhaçada!

A era da palhaçada! =D

Depois do grande sucesso nos quadrinhos, em 14 de Dezembro de 1987 produzido pela Murakami-Wolf-Swenson, estreou a animação das tartarugas, inicialmente como uma mini-série em cinco partes – com o intuito de vender brinquedos, óbvio – fez tanto sucesso que durou até 1996. Era considerada a série de animação com maior duração e acabou sendo superada depois pelos Simpsosn (que já devia ter acabado diga-se de passagem).

Muitas mudanças ocorreram nessa fase, saiu o tom sério e violento das Hqs e entrou a comédia.

A maior mudança foi Splinter, que agora era um humano mestre em artes marciais, exilado de seu clã e vivendo nos esgotos de Nova York, um dia entra em contato com o Ooze junto com as tartarugas que ele havia encontrado nos esgotos. April O’neil deixa de ser assistente de laboratório e vira a repórter do canal 6 que vive em perigo!
Nesse desenho surgiu a ideia das bandanas coloridas que foi adotada em todas animações seguintes.

Abertura, exalando anos 80!

O Destruidor nesta versão é muito retarda e não mete medo em ninguém, como um bom vilão clássico ele quer vencer as tartarugas e dominar o mundo, para isso ele precisa liberar o Tecnodrome a fortaleza móvel de Krang um alienígena da dimensão X , Krang tem a aparência da raça benévola das hqs os Utrom, o Destruidor acabou virando um capacho do Krang acatando as ordens dele na maior parte do tempo.
O ninjas do clã do pé foram substituídos por andróides, porque não é legal para as crianças ver pessoas sendo mortas e mutiladas na tv de manhã.
E surge também a dupla de dois, os capangas Bebop e Rocksteady, que mais faziam merda do que ajudavam em algo, mas eram a parte mais engraçada do desenho.
Vários vilões clássico aparecem nesta animação até mesmo Baxter Stockman, que agora é branco em vez de negro e acaba virando uma mosca gigante!
Eu adorava essa animação na época, mas não me arrisco a assistir novamente! =D

Krang, quem manda de verdade nessa porra!

Krang, quem manda de verdade nessa porra!

Melhor dupla de capangas que já existiu!

Melhor dupla de capangas que já existiu!


Anos 2000:

Melhor animação!

Melhor animação!

Em 2003 surge uma nova animação das Tartarugas Produzido pela Mirage Studios e 4Kids Entertainment, essa animação tinha o clima muito mais parecido com as Hqs, mais sério com momentos de comédia, mas não eram retardas igual a antiga série e focava bastante nas lutas. As origens são as das Hqs (ver parte 1), mas temos uma grande mudança no Destruidor, ele é Ch’rell um criminoso intergalático da raça Utrom que durante uma fuga caiu no Japão feudal e usando um exoesqueleto assumiu a identidade de Uroku Saki (pois é, fizeram uma mudança um pouco escrota com o vilão principal).
Casey Jones, meu personagem favorito, aparece com mais frequência agora do que na série dos anos 80, Baxter Stockman (negro) figura também, assim como Karai.

Abertura de 2003

Esse desenho durou até 2009, na sexta temporada tivemos uma mudança radical e eles foram transportados para um mundo distante onde monstros fazem as leis 100 anos no futuro e a série passou a se chamar Fast Foward, eu achei uma merda, felizmente na 7° e última eles retornam ao tempo atual!
Esse desenho eu curtia demais, na época eu já conhecia melhor os quadrinhos e as origens deles, então virou minha série preferida das Tartarugas.

Splinter e Destruidor bucha de 87 ao lado o Destruidor fodão alien

Splinter e o Destruidor bucha de 87 ao lado o Destruidor fodão alien

April na sua melhor forma, antes de virar uma adolescente chata!

April na sua melhor forma, antes de virar uma adolescente chata!

Não importa se é branco ou preto, Baxter Stockman sempre se ferra no final!

Não importa se é branco ou preto, Baxter Stockman sempre se ferra no final!

Em 2009 ainda rolou Turtles Forever, o melhor crossover já feito, mas falarei mais dele na próxima parte!

Época atual

Tartarugas, April adolescente, Splinter, Destruidor e Krangs

Tartarugas, April adolescente, Splinter, Destruidor e Krangs

Em 2012 estreou na Nick a nova animação das Tartarugas , feito em Cg e utilizando elementos de animação Japonesa, o visual desagrada um pouco os mais conservadores no começo, mas dá pra se acostumar, a movimentação ficou bem fluída.
O bom desta versão é que utilizaram tudo o que deu certo nas animações antigas, elas usam bandanas coloridas e tem personalidades bem definidas assim como a animação de 2003, ele mescla muito bem humor com as lutas, as Tartarugas são retardadas mas também são responsáveis, momentos com o Destruidor por exemplo sempre são sérios, o 1° encontro dele com as Tartarugas é fooooooda demais!
Tirando o Michelangelo que é praticamente uma cópia das Tartarugas de 87, sério ele é irritante demais, e quase sempre não serve pra nada!

Em vez dos Utroms, agora temos a raça alienígena Krang, todos tem a aparência do Krang do desenho antigo e se tratam por krang, volta o Splinter mestre em artes marciais que se tornou um rato, e a April virou uma adolescente que teve o pai cientista sequestrado pelos Krangs, inicialmente como capangas temos o Cara de peixe/Xever e o Chuck Norris, Chris Bradford, Baxter Stockman voltou a ser negro (parece o Richard pryor), mas virou um loser do caralho e acaba virando mosca igual no desenho antigo, Karai figura bastante no desenho e Casey Jones só aparece na 2° temporada (mas é chato igual a April).
Na 3° temporada aparecem Bebop e Rocksteady! =D

Abertura atual, reciclaram a música original em um rap (novos tempos, fazer o quê)

No fim das contas é uma animação bem legal, pode agradar tanto os mais novos quanto os mais velhos, devido a grande quantidade de referencias que aparecem no desenho, Caça fantasmas, Aventureiros do bairro proibido, Chuck Norris, Bruce Lee, Jason, Star Trekk, Tokusatsu, Conan, a lista é grande, e também pelo fato de resgatar muita coisa antiga das Tartarugas, desde personagens até algumas sagas!

Capangas atuais, nunca chegarão aos pés de Bebop e Rocksteady!

Chris Bradford e Xever/Cara de peixe!

Rocksteady ficou foda, já o Bebop não curti muito

Rocksteady ficou foda, já o Bebop não curti muito


Menção desonrosa:

Em 1997 existiu um seriado live action, produzido pela Saban, Tartarugas Ninjas the Next Mutation, contamos com a presença de uma nova tartaruga chamada Venus de Milo (Vish) e um um novo vilão Dragonlord, ocorreu inclusive um crossover com Power Rangers: In Space. durou apenas uma temporada, graças a Odin, e pode ser conferido no Netflix! Eitaporra :(

A Vênus de Milo tem peitinhos, deusdocéutodopoderoso

A Vênus de Milo tem peitinhos, deusdocéutodopoderosoJesusmisericordia

Até algum dia pessoal, quando irei postar a 3° parte, Tartarugas no cinema!

Evandro Loco
22/01/2014