Desenhos fodas que foram cancelados

Idiotice é o segundo elemento mais abundante no universo.

Dave-the-Barbarian-ds04_6249

Não é segredo para ninguém que a animação americana vive em altos e baixos. Para cada Hora de Aventura ou Apenas um Show surgem dúzias de Hot Wheels sei lá o que ou Max Steels da vida. As vezes um desenho é cancelado simplesmente por ser bom demais. Isso acontece com grande frêquencia na verdade. É sempre bom lembrar que as emissoras são geridas por um bando de sujeitos que nasceram velhos e amargos, e pensam que “surfar na net” e “ficar em altas azarações” são linguagem dos jovens.

Vamos rever uma lista de desenhos que, na minha opinião, mereciam mais chance que, sei lá, Winx Club ou Kung Fu Panda.

DAVE O BARBARO (Dave The Barbarian)

tumblr_lokcb9NJUf1qbbw9to1_1311049686_cover
Dave é um barbaro imensamente forte, que usa seus braços grossos como troncos de árvore, seu torax do tamanho de um carro e sua espada mágica para…. fazer arranjos de flores e esculpir pequenos animais de madeira. Apesar de ser covarde a ponto de se assustar com a propria voz, ele defende o reino junto com suas irmãs. Candy, a mais velha e atual regente, mais interessada em compras e ser a barbara mais popular do que no reino e Fang, pequena e selvagem guerreira, absolutamente inofensiva para qualquer coisa maior que um inseto (ou menos, ela já apanhou de uma ameba), seu velho tio Oswidge, feiticeiro, capaz de grandes magias como fazer aparecer sorvete ou fazer crescer os cabelos das proprias costas, Lulu a sarcastica espada magica e Faffy, o pequeno dragão de estimação e seu QI de um dígito.

 

Nem todos tem inteligencia para improvisar um megafone com uma corda, um esquilo e um megafone.

Nem todos tem inteligencia para improvisar um megafone com uma corda, um esquilo e um megafone.

O rei e a rainha de Udrogoth sairam pelo mundo para enfrentar o mal, mas o proprio reino não está seguro. Viloes como o Lorde das Trevas Chuckles O Porco Bobo, um porquinho rosado dono de incriveis poderes mágicos e repletos de planos estupidos. O imenso Quosmir, Deus das Calças Lavadas, metade cobra, metade homem, todo complexo de inferioridade e que tenta esconder a careca com o truque de deixar o cabelo do lado crescer e pentear em cima da parte calva. E o patético Ned Frischman, o homem do distante futuro de 1994, dono do Ziper do Tempo, ele tenta dominar o passado usando game-boys e piadas velhas (não eram velhas na Idade Média).

Mostrando as aventuras da familia real, sempre repletas de insanidades como a vez que o trono real foi usurpado por um duende que mora em um toco de arvore ou quando o Lorde das Trevas, Chuckles, sequestra o narrador e o usa para controlar o destino de todos, o humor da série é bastante inteligente, embora tenha muitas piadas fisicas, o fino são realmente as tiradas e o humor bem sacado. O que explica seu fim. De fato, como as piadas fisicas ficam em segundo plano, o publico alvo dos executivos da emissora, crianças pequenas, perdem as piadas e o interesse no show. Apesar de ter sido aclamado pela critica, a audiencia era baixa. Foi cancelado com apenas 21 episodios na primeira temporada.

E a Disney permitiu que Kim Possible sobrevivesse.


UMA ROBÔ ADOLESCENTE (My Life as a Teenage Robot)

my_life_as_a_teenage_robot-show

Pense assim. Se você construir um androide, um robô, dotado de um arsenal imenso, canhões, metralhadoras, misseis e tudo mais, com uma força absurda, capaz de derrotar exercitos e dotado de uma avançada inteligencia artificial você o criaria com uma mente de adulto, com dicernimento e entedimento de seus atos? Uma mente de criança, para aprender e evoluir como inteligencia? Ou o faria como um estranho ser, nem uma coisa nem outra, instavel e inseguro, tomando todo tipo de decisão errada e ainda se achando correto? Em suma, um adolescente?

A dra. Nora Wakeman escolheu a última opção e isso levou a um desenho fantástico. A robô adolescente do título é Jenny Wakeman, ou XJ-9. Depois de sua construção ficou isolada em casa até, como qualquer adolescente, desobedecer à mãe, como ela chama a dra Wakeman. No Grande Mundo Lá Fora, Jenny encontrou amigos como os irmãos Brad e Tucker, um admirador, o nerd Sheldon e até acabou sendo matriculada na escola.

brad-4

Lá, encontra as populares primas Crusty, que a detestam e tentam expulsar Jenny da escola, ou no minimo tornar a vida dela um inferno. Jenny tenta a todo custo viver como uma adolescente normal, se divertindo e saindo com os amigos, mas está constantemente tendo que lutar contra monstros e alienigenas. Entre esses, os robôs do Aglomerado (Cluster, no original). Sua líder, Vexus, quer alegadamente “libertar” os robôs da Terra da opressão humana.

A despeito do bom humor do desenho, em  relação com o Aglomerado (que é um nome muito comprido, então vou só chamar de Cluster daqui em diante, se acostumem) a coisa fica um pouco diferente, às vezes. Vejam, a Terra tem muitos robôs, mas poucos com inteligencia artificial. Embora Jenny seja bem aceita pelos habitantes de sua cidade, Tremorton, principalmente devido às suas ações como heroina. Esses mesmos habitantes discriminam Jenny, normalmente se ela causa algum estrago maior durante as lutas, ou depois de algum plano mais elaborado das primas Crusty, lembrando-na que ela é um robô, nunca uma adolescente humana. Quando ela acabou no planeta Cluster-Prime, não era diferente dos outros habitantes de lá, todos eram robôs. E ela ficou inclinada a lá ficar. Acabou voltando e se querem saber porque, assistam.

imagenes-de-la-robot-adolescente11

Ao contrario de outros desenhos dessa lista, esse teve até uma vida longa, quer dizer três temporadas, ao todo 40 episodios, mais ou menos o mesmo que leva uma luta curta em Dragon Ball Z. Problemas na produção da terceira temporada e baixa audiencia acabaram com o desenho.

Um diferencial desse desenho é o estilo dos desenhos em si. Os fundos em art-déco e o estilo simples dos personagens, me lembram um pouco as produções dos anos 50, principalmente os velhos desenhos do Mr Magoo. Isso é bem visivel nos cenários e no titulos dos episodios.

Ah, bons tempos que esses desenhos muito antigos, como o Mr. Magoo, Pantera-Cor-de-Rosa e outros, muito velhos e excelentes passavam na TV. Me permitiram conhecer essas boas produções, mesmo sendo muito mais velhas que eu. Se eu perguntar pro meu sobrinho quem é o Hong-Kong-Fu vai ser o mesmo que perguntar o sentido da vida, do universo e tudo mais.

 

EL TIGRE

El_Tigre_main_title_card_by_mexopolis

E voltamos para o absurdo. Uma Robô Adolescente tinha lá seus momentos assim, mas não como Dave o Bárbaro e esse aqui. El Tigre, As Aventuras de Manny Rivera é estrelado pelo, como espero que tenham percebido, El Tigre. Usando um cinto mágico, Manny se transforma em El Tigre e às vezes combate o crime na Cidade dos Milagres. Digo às vezes, pois, com uma certa frequencia, Manny usa seus poderes para cometer atos pouco louváveis.

Ele vive dividido em seguir os passos heroicos do pai, o lendário White Pantera, ou do avô, o super-vilão Puma Loco. Enquanto normalmente aja como heroi, acaba fazendo pequenas vilanias, sempre que tem a chance de se divertir. NÃO ajudando ele a se decidir está sua melhor amiga Frida, responsável por algumas das melhores falas do desenho. Frida tem um bom coração, mas como Manny, tem a tendencia de colocar a diversão sob o respeito à autoridades ou mesmo ao bom-senso.

eltigre_stillc

Sua galeria de vilôes (ou só adversários, dada a indecição de Manny entre heroismo e vilania) é de fazer inveja ao Batimá, e MUUITO melhor que a do Superman. A pior é Sartana dos Mortos, uma zumbi de 200 anos que junto com seu neto, Django, quer dominar a cidade. E espero que você tenha notado que os nomes deles são referencia à Sartana e Django, dois dos maiores personagens de faroeste italiano. Vá assistir e volte quando tomar vergonha na cara, seu borra-botas.

Outros vilões incluem O Urso, um cara grande e peludo, incrivelmente forte e estúpido. A Máfia do Bigode, cujos fabulosos bigodões tem vários poderes e o Titã Titaniun, que queria ser parceiro do White Pantera mas acabou indo pro lado do mal.

10175Tigre

E valem menção também os vilões aposentados El Tarantula, Mano Negra e o russo Camarada Caos. E o bigode que Manny criou, Raul, e que salvou a vida dele várias vezes.

Diferente de Dave, o humor de El Tigre é bem dividido entre o humor fisico e o excelente texto, mas mesmo assim não foi o bastante para impedir seu cancelamento com 26 episodios. O que é incrivel se pensarmos que foi indicado, e venceu, alguns prêmios Emmy e não há historias de baixa audiencia. Teve um jogo para PS2 e Nintendo DS e o estilo gráfico da animação é sensacional.

Não dá pra saber o que passa na cabeça de executivos que cancelam um show ganhador de Emmy e mantiveram I-Carly…

Na verdade dá pra saber…

 

MEGAS XLR

Megas_XLR_Title

Esse tem uma historia de sobrevivencia. Os criadores Jody Schaeffer e George Krstic produziram um desenho pra MTV americana chamado Downtown, (nunca assisti). Depois de uma temporada o desenho foi cancelado e parece que ficaram algumas mágoas, (isso será um pouco importante mais tarde). Foram para o Cartoon Network e lá produziram Megas XLR. E pra variar, após 26 episodios, duas temporadas curtas, foi cancelado. O Cartoon não passa mais o desenho e por alguma razão, tambem não lança em DVD. Não, nem em Blu-ray.

Mas enfim, Megas XLR mostra as batalhas de Cara, (Coop no original, não sei o porque da mudança), um gordão imenso, piloto/motorista do imenso mecha, Megas, seu amigo covarde e transão fracassado, Jamie e Kiva, a garota do futuro que seria a piloto original do Megas.

megas-xlr

No futuro os humanos estão levando um coça da raça guerreira dos Glorft. A única chance, antes que as últimas defesas do planeta caiam, é enviar ao passado um prototipo roubado dos Glorft e modificado para ser pilotado por Kiva. O prototipo, Megas, ou Mechanized Earth Guard Attack System ( traduza se quiser…), seria enviado alguns anos no passado para uma batalha decisiva entre os Glorft e a Terra. A Terra perdeu esse combate, mas usando o Megas a Resistencia espera virar o jogo.

MAS, as coisas dão errado e durante os procedimentos para a viagem no tempo Kiva e Megas são lançados, separados, para um passado ainda mais distante. Megas cai num ferro-velho na cidade de Nova Jersey, ficando soterrado por lixo por 50 anos. E é comprado por 2 dólares pelo Coop (me recuso a chama-lo de Cara). Os Glorft seguem Megas pelo tempo a bordo de sua imensa nave de combate e atacam a Terra. Kiva, chega logo depois, mas devido as modificações que Coop fez no Megas, não consegue pilotar. Modificações essas que, diga-se de passagem incluem substituir a cabeça destruida por um carro, um Plymouth aparentemente, e controlar a maquina com um controle de Mega Drive por exemplo.

E seguem-se várias batalhas, tanto contra os Glorft quanto com outros inimigos, como o estranho Magnanimus, promotor de lutas espaciais, a poderosa arma R.E.G.I.S Mark 5 ou Skalgar, um ser gigantesco e maior criminoso da galáxia.

Megas

E por ai vai. Megas é feito de referencias. À quase tudo que conhecemos como cultura nerd. É só prestar atenção, e nem presisa ser muita, para reconhecer personagens de Sailor Moon, Super Mario, Transformers, o Mr. T. Macross, Patrulha Estelar, Halo e muitos mais para citar.

E o elenco de dubladores da versão original é foda. Tia Carrere, você sabe, a gostosa namorada do Wayne em Quanto Mais Idiota Melhor, Bruce Campbell, porra, o Ash de Evil Dead!! E Peter Cullen, OPTIMUS “FUCKING” PRIME!!! Fora que na versão nacional temos Guilherme Briggs dublando o Coop, embora não seja seu melhor trabalho, (prefiro o Freakazoid e o Babão).

Mas como Guilherme Briggs falou certa vez, pena que não entenderam a piada. Os executivos do Cartoon Network, alegando a velha “não dá audiencia o bastante e mimimi….” cancelaram tudo. E eu me pergunto, Andy e seu Esquilo teve 52 episodios. 52!!!!!

Isso parece acontecer com frequencia, fãs de séries sabem bem como é isso, principalmente quem gosta de coisas da Fox, conhecida por cancelar séries a torto e a direito.

Infelizmente, executivos de visão estreita estão no controle. Enquanto condenam bons desenhos a poucos episodios, garantem vida longa a abominações da naturesa como Thornberrys, I-Carly ou Hannah Montana.

Não há desculpas para Hannah Montana.

E uma pequena homenagem em live action.

Puta que pariu… como isso seria foda….muito foda…foda…….f…..

Mas enfim, esses foram alguns. Talvez eventualmente eu faça outra lista.