Death Stranding e a mente estranha de Hideo Kojima

Mas heim?

02002531912538-t465x233

Se há, atualmente, dois fazedores de jogos famosos são Shigeru Miyamoto e Hideo Kojima. Talvez dois dos ultimos “superstars” dessa industria. Há outros, tanto no Japão quanto fora, mas não estão no nivel desses dois.

Shigeru é o maior genio que essa industria já produziu. Isso é um fato tanto quanto o sol nascer no leste. Ou seja, teria que haver uma catastrofe para que isso mude.

Já Kojima é um animal diferente. Não é uma quase unanimidade como Shigeru e tem legiões de gente que o adoram ou o odeiam.

deathstranding_02

Mas mesmo seus haters param para ver o que ele faz, mesmo que seja apenas para boquejar depois.

E no caso, agora livre da Konami, sua nova criação é o ainda estranho pra carajo Death Stranding. Segundo Kojima, o conceito todo é inspirado no conto “Bou” (The Stick) de Kobo Abe. Segundo Abe, a primeira invenção do Homem teria sido o bastão, para manter afastadas as coisas perigosas. A segunda teria sido a corda, para manter consigo as coisas preciosas. E a parte da “corda” explicaria os cordões em toda parte dos trailers.

O primeiro trailer, estrelado por Norman Reedus, já era bem estranho e desconfortável. E agora saiu mais um, desta vez com  Mads Mikkelsen e Guilhermo del Toro.

 

E há estranhas conexões entre os trailers, como quando o bebê que Reedus desaparece. Como muita gente notou, ele reaparece no trailer com del Toro, como se sumisse em um trailer e aparecesse no outro. Há mais coisas.

Nada que esse sujeito coloca em seus traileres é gratuito, o que levou muita gente a analizar a dogtag do personagem de Reedus e descobrir equações relacionadas a fisica quantica e buracos negros, no caso a Métrica de Schwarzschild e a Equação de Dirac. É complicado mas menos do que parece.

6mumwbs

Enfim. Kojima tanto como produtor ou diretor costuma fazer uns trecos bem diferentes quando fora de da série Metal Gear. Ele tem o costume de lançar trailers esquisitos, e não é de hoje.

Vejamos então onde a liberdade pode levar esse cara.

7270e45df21555ea38871631d27c260c1465921740_full

Zweist
07/12/2016