Darkest Hour e Churchill

“Você pode parar de me interromper quando estou interrompendo você?” – Todo podcast dos Superamiches com o Vinnie


Por alguma razão que desconheço, recentemente foram lançados dois filmes sobre uma das mais importantes e divisivas figuras historicas, Winston Churchill. Ambos focam no começo do mandato de Churchill como primeiro ministro da Grã Bretanha e a luta que foi para ele conseguir manter outra luta rolando, aquela contra os nazistas.

Em Churchill, temos Brian Cox como o ministro e no filme inglês, Destino de uma Nação (arrggghhh.o nome original é Darkest Hour, uma referencia à um de seus discursos mais famosos) é Gary Oldman, cuja transformação em Churchill é assustadora.

É interessante notar que os filmes inclusive começam de forma semelhante, com a chegada da nova secretária de Churchill, já que que seu temperamento explosivo acabava fazendo que elas ficassem pouco tempo no cargo.

Churchill era assombrado pelo que era considerado seu maior erro, a derrota inglesa em Gallipoli, na Primeira Guerra , com cerca de 120.000 baixas, uma das maiores derrotas inglesas em um unico dia da historia.

Ele era um lider perfeito para aquele momento de guerra no entanto, mas foi no minimo mediocre em tempos de paz. Churchill foi um dos primeiros, se não o primeiro, a ver o perigo representado por
Hitler.

Chamberlain e Chaplin no set de “Cara, Cadê meu Carro?”

Era muito grande entre o parlamento, e até o rei, a tentação de fazer um acordo de paz com a
Alemanha, visto como os paises da Europa caiam numa velocidade espantosa frente à maquina de guerra nazista e Churchill ficou praticamente isolado à principio, advogando que não seria possivel confiar em Hitler: “Você não pode negociar com um tigre quando sua cabeça está na boca dele!”, disse.

Churchill não era bem quisto por… bem, praticamente ninguém, nem mesmo pelo rei George, amigo pessoal do sujeito mais cotado para o cargo depois da saida de Chamberlain, Lord Halifax, que no entanto ficava recusando o cargo.

Isso porque, como lorde, se tornar Primeiro Ministro seria complicado, pelo ponto de vista da constituiçao inglesa. Legal era, mas não acontecia há décadas, e uma das razões é porque lordes são barrados na Camara dos Comuns e ele não poderia exercer algumas funcões tradicionais como Primeiro Ministro. Fora o fato que a oposição também não gostava dele, mais do que detestava Churchill.

Da esquerda pra direita, Galeazzo Ciano, Lord Halifax, Neville Chamberain e Joe de Rita, substituto de Curly nos Três Patetas

Ele também é detestado com paixão na India, sendo acusado de ser responsável pela Grande Fome, que matou talvez milhões, pois priorizou o transporte de mantimentos para as tropas em detrimento aos Indianos. A coisa é absurdamente mais complexa que isso, no entanto.

Ah sim, os filmes.

Darkest Hour é melhor, tanto pelas interpretações quanto pela propria direção da bagaça, dando uma ideia dos dias atribulados que foram, no começo do mandato de Churchill. O filme americano talvez peque justamente por se aprofundar demais num drama mais arrastado. É visualmente mais bonito no entanto. Ponto para o diretor de fotografia.

Se fosse para assistir apenas um, seria Darkest Hour, pelas razões acima e algumas outras, como ser um filme menos cansativo. Ambos retratatam muito bem a importancia que teve o apoio vinda da esposa de Churchill, Clementine.

Churchill foi um cara profundamente falho em alguns pontos: o temperamento, o fato de fumar como uma chaminé e consumir alcool como um Passat 82, entre outros. No entanto a determinaçao em continuar lutando e a capacidade de inspirar foram cruciais para os Aliados durante a Segunda Guerra.

Fora que o seu senso de humor e tiradas sarcasticas causaram mais vitimas que a Blitz.

Zweist
05/02/2018
  • O Pistola Polvo Aranha

    Churchill é o Vinnie que não perde tempo fazendo massagem com final feliz.

    • O_Comentarista

      Churchill foi o Vinnie que deu certo.

      • [Harvey]

        Fico imaginando o Vinnie como ministro de um pais e tendo que elaborar planos de guerra, planejamentos de governo, tratados internacionais ENQUANTO DA SEUS INFINITOS ACHAQUES SOBRE OS QUADROS TORTOS PENDURADOS NA SALA DO SEU GABINETE!!

        Sim, eles ficam tortos por causa dos bombardeiros eles dizem, mas o Sir Vinnie não dá ouvidos, poruq eé surdo :P

      • O Pistola Polvo Aranha

        Churchill é o Vinnie que virou alguém na vida.

  • PCB

    Não gosto do Churchill pois Gary Oldman ganhando o Oscar significa que o James Franco não ganhará, e aí o Tommy Wiseau não subirá no palco

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Chamberlain e Chaplin no set de “Cara, Cadê meu Carro?”

    Esse era o filme que eu gostaria de ver.