Dark Souls 2 consegue ser mais “dificil” que o primeiro?

Dark Souls 2

Ao que tudo indica sim. Clicaê e entenda o motivo disso.

Fala, galera… Tudo bom com vossas senhorias? Muitos (ou não) devem saber de algumas coisas sobre Dark Souls. Foi um jogo incrivelmente aclamado e classificado como uns dos mais difíceis de nossa geração (não concordo com isso e, provavelmente, vou explicar a razão mais pra baixo), além dele ter ganhado uma continuação. Dark Souls 2 ainda está longe de sair oficialmente (estimam o primeiro trimestre de 2014), porém algumas sessões de teste e o primeiro open beta online (somente para PS3, MERDA! :/) já foram liberados… e com isso já temos algumas confirmações sobre mecânicas, dificuldades em geral, respostas da IA (Inteligência Artificial) e outras inutilidades importantes, hahaha.

Bom, vou deixar uns videos aí durante esse texto. Eles vão mostrar gameplays, opiniões e materiais diversos sobre esse jogo, então simbora.

*PONTOS DE OBSERVAÇÃO*

A seleção dos personagens está mais objetiva, sem customização ou coisa do tipo. Acho que é por causa do Beta apenas, mas não acharia ruim que ela fosse extinta pra sempre. A customização do primeiro jogo era tão ruim, mas tão ruim que ninguém, além do Gariba, deve ter conseguido fazer algo parecido consigo mesmo, :).

Aparentemente a engine é a mesma, ela só foi mais polida. Os cenários continuam grandiosos, a iluminação conseguiu ficar ainda mais incrível, a movimentação de nosso personagem foi incrementada, tornando mais proximo possível do real, o que aparentemente mudou o combate. Em primeira instância ele pareceu ainda mais tático que seu antecessor, porém menos ágil. Abusar de nossos reflexos não vai ser algo mais tão frequente, aparentemente,… temos que ter um cuidado extra pr’uma luta mais cadenciada ainda.

A primeira parte, em específico, do jogo mostra-se muito escura (muito mais que Tomb of Giants, pra quem chorou com o antigo) e é ideal pra apresentar uma nova feature, a possibilidade de carregar tochas (acendidas nas fogueiras do milhão) e que ficam no lugar de nosso escudo. Tudo sugere que jogatinas em conjunto serão necessárias, sendo que um dos jogadores ficaram responsáveis, apenas, por manter essa tocha acesa e facilitando a andança pelo mapa.

Falando do coop, tudo ficou mais interessante ainda. Agora existe um tempo limite, dificultando o gank e pvps roubados, porém dificultando a ajuda em si mesmo. Isso pois além do tempo ir diminuindo naturalmente, cada inimigo morto na área também reduz esse número… Ou seja, os locais para ajuda serão mais controlados, tornando-se mais abundantes próximos aos boss ou eventos chaves. Progredir full-time com outra pessoa vai ser inviável.

Aparentemente o sistema online continua com o mesmo conceito (o que é ótimo) e teve sua eficácia melhorada (o que também é ótimo… o sistema antigo era um dos mais falhos de todos… o balanceamento e troca dos servers era péssima). O beta estava caótico e vi pouquíssimos êxitos nesse ponto. Mas era só a primeira parte do beta… provavelmente isso vai ser melhorado!

A Inteligência Artificial dos inimigos parece revista, mas nenhum milagre foi feito. Inclusive, a impressão de dificuldade aumentada se dá devido aos inimigos serem incrivelmente mais agressivos. O que é bom e ruim.

Os Estus Flask (o equivalente a poções de cura e que só eram recarregadas em partes específicas do jogo) voltam nessa sequência e parecem ligeiramente mais efetivos que anteriormente, porém com uma animação gigante para usar. Também existem outros itens de cura, que não enchem a vida instantâneamente. O ponto ruim é que são itens que caem com uma boa frequência, facilitando demais nossa sobrevivência. Não é isso que gostaria… Enfim…

Pessoas que entram no seu mundo para ajudar (ou dificultar) também podem se curar com os itens que mencionei acima. Isso vai ser bom e ruim, vai combar com o esquema do tempo e deixar toda a ajuda mais efetiva, porém vai ser uma desgraça praqueles porras que só querem atrapalhar com nosso progresso. É do jogo e é algo válido, mas incomoda demais, ;-).

O parrying + riposte virou um recurso pontual, ele não deve mais sofrer abusos de uso, o que vai dificultar muito mais nossa vida. Agora ele tem um delay gigante de animação e deve ser usado como uma forma de prever um ataque “aleatório”. Obviamente iremos masterizar isso (igual eu e milhões de outras pessoas fizeram no primeiro) com o tempo, mas vai me parecer muito mais equilibrado em geral.

As magias, milagres (que não vi em uso) e piromancias vão ter seu uso muito mais equilibrado, ou seja, eficácia menor e, portanto, mais dificuldade em geral. Great!

Nossas mortes agora serão penalizadas, ou seja, nós não só veremos um bonequinho mais fistáili e tal, teremos prejuízos reais. Começando pelo fato de que cada morte vai abaixar uma porcentagem de nossa vida, até a metade da barra total. Se isso não fosse suficiente, também poderemos ter o mundo invadido por jogar nessa forma de morto-vivo (o que não ocorria no jogo anterior). Isso vai ser complicado. E como jogar totalmente desconectado vai ser meio fora de mão, teremos mais tensão ainda pro jogo.

Os stats sofreram algumas mudanças. A principal é de que podemos distribuir pontos em Agilidade agora. Isso vai aumentar nossa taxxa de movimentação, chance de esquiva e bloqueio. Esse vai ser, provavelmente, o stat mais overpower e um dos mais úteis. Prevejo choradeira por aí.

E onde eu quero chegar com tudo isso? Bom, Dark Souls 1 nunca foi um jogo dificil. Ele pode ser bem no comecinho, mas passa a ficar “tranquilo” quando você joga e entende sua mecânica e, principalmente, essência. Aqueles que dizem que é um jogo impossível deveriam parar e voltar pro God of War, é o melhor pra eles.

Dark Souls sempre foi um jogo para você jogar de forma tranquila, com o estado de espírito mais zen do mundo. Isso não por causa das mortes e mais mortes, mas sim pela sua progressão lenta e gradual (nas primeiras vezes que você o joga, claro). Paciência e respeito para com os demais são as palavras chaves dessa obra.

E pelo visto, Dark Souls 2 ampliará essa essência. Os pontos que levantei acima devem contribuir, sim, para que o jogo seja mais dificil que o primeiro, porém isso não o torna impossível, torna-o muito mais desafiador. O que é bom… jogos assim fazem falta em nossas bibliotecas, por isso não tenho dúvidas em dizer que DS2 será um dos melhores jogos dessa geração.

Uma dica para aqueles que querem ter a melhor experiência possível com Dark Souls 2: Aprendam a jogar o primeiro… as mudanças vão ser brutas, mas você já estará acostumado com esse universo peculiar.

Esperemos por mais infos do jogo e pelo lançamento oficial… abraços, o/

Cgui
16/10/2013
  • GaribilboBolseta

    ” A customização do primeiro jogo era tão ruim, mas tão ruim que ninguém, além do Gariba, deve ter conseguido fazer algo parecido consigo mesmo, :).”

    Isso foi desnecessário!

    • Action Figure Assassino

      Foi desnecessário mesmo ele falar isso. Afinal, todo mundo já sabia.

  • Churrumino

    “As magias, milagres (que não vi em uso) e piromancias
    vão ter seu uso muito mais equilibrado, ou seja, eficácia menor e,
    portanto, mais dificuldade em geral. Great!”

    Porra! Vão foder com os magos!!!! AÍ NÃO!!!!

    • Foca Fofoca

      Você devia se preocupar se fudessem com os gordos.

      • OeunucO

        AI ele ia gostxaaar!

        • Churrumino

          UI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • Action Figure Assassino

            Ai Ai.

      • Bruno Henrique

        Só gordo joga de mago, é incrível isso.

  • GandalfKenobi

    Vamos embalar esse post com um Dark Soul :

    • Churrumino

      Fiscal das Prassódias, por favor comparecer ao post.

    • Foca Fofoca

      SOUL FODA!

      • Fiscal das Prassódias

        Já chega. Eu me demito. Vou trabalhar no telemarketing.

    • Fiscal das Prassódias

      Esse site ta me dando muita dor de cabeça.

    • Action Figure Assassino

      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    • Speed Racist

      Nem curto.

  • O Imorrível

    “Aqueles que dizem que é um jogo impossível deveriam parar e voltar pro God of War”
    E aqueles que também acham God of War difícil? hahahaha
    Vou voltar a jogar Fruit Ninja mesmo.

    • cgui

      porra, mano
      HAHAHAHAHAHAHHAHAHA

  • Felipe P. Silveira

    Lendo……..error

  • Anubis_Necromancer

    E a costumização do demons souls?

    • cgui

      não cheguei a usar a customização desse… joguei pouco e mais pra frente só…
      mas eu sei quão péssima é.. tanto que nem considero como customização, :D

  • medo…

  • Tá serto