Coração Satânico

1456444470537

Obrigado tradutores de títulos de filmes dos anos 80!

angel heart

Quando a esmola é muita, o santo desconfia. Harry Angel, detetive particular na meia idade, não exatamente conhecido por ser uma dos melhores do ramo, deveria saber disso. Em um dia não muito diferente do anterior numa Nova York no ano de 1959, o telefone de seu escritório toca, do outro lado da linha uma voz tão engomada e enfadonha quanto o seu dono lhe atiça o faro quanto a oportunidade de um bom lucro. O homem que o ligou não é o cliente em potencial, mas o seu representante legal, orientado a marcar com Angel um encontro em um restaurante grã fino para tratar de negócios. O nome do cliente é fácil de se lembrar, Louis Cyphre.

Cyphre é um homem que pode ser considerado de uma elite acima da elite, o tipo de pessoa que exala refinamento e com certeza é detentor de enorme influência. Cyphre quer que Angel use de seus dotes para encontrar Johnny Favorite. Em 1959 poucas pessoas podem se lembrar do nome de Favorite, mas antes da guerra ele era uma estrela, um nome e uma voz capaz de eclipsar até mesmo Sinatra. porém do mesmo jeito que surgiu tomando a atenção de todos de assalto, Johnny nunca mais foi visto após ter se alistado e lutado na Segunda Guerra, e os boatos quanto a seu destino vão desde morte até estado vegetativo em algum hospital de veteranos.

O fato é que Cyphre era como um investidor da carreira de Favorite, e o desaparecimento do cantor significa uma alta perda para o cavalheiro. Dada a dificuldade do trabalho Angel de início pensa em não aceitar, afinal, perseguir um fantasma é andar em círculos, além de significar uma alta quantia a ser paga pelos seus serviços, porém seu cliente reafirma que dinheiro não é um problema, e que ele deve levar o tempo que for necessário contanto que descubra o paradeiro de Favorite, vivo ou morto. Louis Cyphre não é o tipo de homem que está acostumado a escutar  uma recusa.

Angel então reúne as parcas pistas que possui e sai em busca do desaparecido cantor. Favorite é uma figura no mínimo interessante, cheio de amizades peculiares, tão peculiares quanto as sua superstições. E quanto mais fundo Angel avança em suas investigações, mais sujas de sangue as suas mãos vão ficando, e mais certo de que o mistério por trás da vida de Johnny Favorite e sua relação com Louis Cyphre é algo grande demais para qualquer mortal se meter.

***

Coração Satânico (Angel Heart), o filme de 1987 com atuações magistrais de Mickey Rourke como Harold Angel e Robert De Niro como Louis Cyphre é um dos meus filmes de terror favoritos, porém eu desconhecia o fato de que o filme é baseado em um livro de mesmo nome lançado em 1978 por William Hjortsberg. Provavelmente eu continuaria no escuro se não fosse o fato da Darkside ter lançado a obra original aqui no Brasil recentemente. Minha pesquisa mambembe indica que o livro já havia sido lançado aqui no Brasil, provavelmente na época do lançamento do livro, mas não encontrei nada sobre.

A narrativa do livro é seca e direta como um romance policial, e talvez o grande charme dele seja justamente mesclar em doses iguais esse estilo com a temática sobrenatural. Mesmo conhecendo o desfecho da trama, o livro em momento algum se torna maçante, na verdade a história contada aqui possui um toque de elegância que falta na contraparte hollywoodiana, até mesmo nas violentas cenas de crime. O desfecho do livro pode parecer meio apagado perto do que é apresentado no filme, mas ele tem o seu valor e é bem mais apropriado à trama da publicação, mais pé no chão mesmo sendo sobrenatural.

O trabalho realizado pela Darkside é de um nível de qualidade que beira ao absurdo. Capa dura, uma arte de capa maravilhosa com temas relacionados ao vodu (elemento chave do livro) e um cuidado interno com detalhes como a ilustração de um coração em cada novo capítulo transformam a publicação que já é ótima pelo seu conteúdo em um artigo de colecionador. Meu primeiro contato com a Darkside foi na dobradinha Hellraiser/Evangelho de Sangue, e mesmo assim a cada livro adquirido a surpresa com a qualidade é a mesma. O preço original da publicação é de 54 reais, mas atualmente ele é vendido na faixa dos 32 reais nas melhores lojas online, um preço mais acessível e bem justo pela qualidade da publicação.

Godoka
09/08/2017
  • O_Comentarista

    O filme é excelente, e eu sabia q tinha sido baseado num livro.

    Mas ele não estava esgotado?

    • Acabei de entrar na Amazon e ele tá disponível, e mais barato do que eu paguei, 30 pilosas muito bem investidas, se quiser

  • O Imatável Polvo Aranha

    Achava que o filme era baseado naquela HQ, Hellbrazer.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Nunca vi o filme e nem sabia que vinha de um livro.

  • disqus_zLe6H8SarA

    Esse filme “Coração Satânico”, me lembra Hellblazer.