Cartas do Papai Noel por Evandro Loco

TolkienO pai que todos gostariam de ter!

Todos conhecem J. R. R, Martin Tolkien pelo Senhor dos Anéis e o Hobbit, mas o velhinho era um escritor fodástico! Prova disso é o livro Cartas do Papai Noel, que reúne as cartas que ele escreveu aos filhos de 1920 à 1943.

A 1° carta foi escrita para o filho John de 3 anos, quando este questionou sobre o Natal e Papai Noel, um texto curto e com um desenho de como ele se parecia, após, as cartas seguem todos os anos e com o passar do tempo elas começam as ser direcionadas aos outros filhos (Michael, Christopher e Priscilla) conforme eles vão crescendo!

imagem

Capa do livro!

LullTolkienSanta

Primeira ilustração

Grande parte das cartas foram escaneadas e colocadas no livro, podemos notar nelas o grande carinho de Tolkien pelos filhos e o esforço para fazê-los acreditar que o Natal era realmente mágico. Ele era minucioso nos detalhes, exemplo disso são os selos do Polo Norte, cartas salpicadas de neve e uma letra tremida, já que o Noel é um velhinho de quase 2 mil anos e lá faz frio pra caramba!

Exemplo de uma das cartas!

Exemplo de uma das cartas!

Noel trampando!

Noel trampando!

Como estamos falando de Tolkien, as cartas são recheadas de histórias legais e personagens fantásticos, como o Urso polar que mais atrapalha do que ajuda e vive dando palpites nas cartas do Papai Noel, com uma letra mais grossa e menos tremida pois ele tem uma pata gorda (putz Tolkien, este detalhe foi genial!). Muitas vezes as cartas eram uma justificativa para a falta de algum presente, o que na minha opinião tornava a carta um presente também, afinal os malditos trasgos invadiram os porões e destruíram todo o estoque e os duendes não conseguiram repor ainda, por isso o velho teve que mandar outro presente junto de uma história fantástica. =D

Letra tremida do bom velhinho

Letra tremida do bom velhinho

Carta do Urso Polar

Carta do Urso Polar

As histórias que acontecem são muito legais mesmo, desde os sobrinhos do Urso Polar que só fazem merda, o Pico gelado que foi quebrado (culpa do Urso), até o sumiço do Urso que resultou na grande Guerra Papai Noel vs Trasgos – aliás o Urso é o melhor personagem das cartas e é responsável pela maioria dos grandes acontecimentos relatados pelo Papai Noel no Polo Norte. Com o passar do tempo ele vai tendo mais voz nas cartas, começa participando com comentários sarcásticos e acaba escrevendo cartas avulsas inteiras, ele e o Noel ficam se xingando e implicando o tempo todo, mas podemos notar uma grande amizade entre os dois. Outros personagens também aparecem: o elfo-secretário, Ilbereth, Gnomos Vermelhos, o Homem das Neves, o Urso das Cavernas, entre outros. Tolkien criou um universo incrível para os filhos e faz você querer ler cada vez mais sobre eles!

Pico gelado quebrou a casa e tiveram que se mudar para a montanha!

Pico gelado quebrou a casa e tiveram que se mudar para a montanha!

Conforme os filhos crescem, ele começa a direcionar as cartas para os mais novos, mas sempre lembra com carinho dos outros que já não estavam mais na idade de acreditar em Papai Noel. Por fim, chega na última e emocionante carta direcionada a filha Priscilla que já estava com 14 anos, em tom de despedida ele fala que todos na casa já estão velhos para pendurar as meias no Natal, mas o número deles vai ficar guardado para quando tiverem suas próprias casas e filhos. :'(

Alfabeto dos trasgos (goblins), até nisso ele pensou!

Alfabeto dos trasgos (goblins), até nisso ele pensou!

Em busca do Urso Polar!

Em busca do Urso Polar!

Livro altamente recomendado, mesmo para quem não é fã de Tolkien, muitas passagens memoráveis e emocionantes, principalmente quando estava na época da 2° guerra, que gera um tom mais sério nas cartas, mas no geral é um clima divertido e a ilustrações do Tolkien são muito legais também!

Fogos!

Fogos!

O livro tem 168 páginas e custa R$ 39,80 Se quiserem comprar na Cultura Cliquem aqui Vale muito a pena!

Evandro Loco
16/04/2014
  • GaribilboBolseta

    Legal ver pais tão esforçados para manter a esperança nos filhos.

    • Dr. Manhattan

      Bruno Henrique, nosso líder comunistinha supremo, discordaria. Tolkien estaria alienando os infantes criando ilusões às crianças a respeito do Capitalismo impedindo-as de enxergar a realidade, a luta de classes, a opressão à classe operária e por aí vai.

  • Churrumino

    Não conhecia isso! Achei até mais interessante que o Senhor dos Anéis. hauhahuuahuau!!!

    • Pula toda aquela parte cansativa de SdA, já que as cartas na maioria das vezes são curtas =D

      • Churrumino

        Vou dar uma olhada na Livraria Cultura daqui que deve ter. Curti, valeu pela dica!

        • Compra através do link =D HAUAHUAHAUAHUAA!!!

          • Churrumino

            Já comprei, mas na loja física mesmo. Só tinha um na prateleira. huahuauhuauauhuahuuha!!!

          • AHUAHAUHAUA, show cara, vale muito a pena!

    • KittySpider

      Tolkien tem bastante livros, vale conhecer! (ok, muitos giram em torno do universo do SdA, mas são legais ;) )
      Ah, eu gostei de ler SdA, então pra mim são bem bons!

      • Felipe P. Silveira

        No SdA tive dificuldades no inicio, enquanto a historia está no Condado, mas depois que o Aragorn entra na jogada fica bem legal. (o primeiro pelo menos, os outros dois estão na fila).

      • Churrumino

        Eu ainda penso em pegar o SdA pra ler. Nunca os li por falta de oportunidade mesmo.

        • KittySpider

          Qdo tiver oportunidade (e tempo), leia mesmo!
          :)

  • Anubis_Necromancer

    Se fizerem um filme sobre esse livro.
    O Legolas vai aparecer fazendo brinquedos…

  • Elaine

    Demais!

  • KittySpider

    As ilustrações são lindas! E esse mundo de fantasia criado para o natal dos filhos , mesmo qdo em meio a uma realidade conturbada, é de uma beleza incrível.

    Que bom que vc gostou!
    (é, o livro do Urso Polar vc não vai ter… bom, sei lá, vai que num universo paralelo de fantasia ele exista).

    A propósito: “Martin” Tolkien, mesmo riscado, é sacrilégio!
    Tolkien >>>>>>>>>>>>>>>>>>> Martin

    =)

  • Felipe P. Silveira

    Parei de acreditar no Papai Noel quando ele apareceu no natal da família de Monza!

  • Coruja, O Elegante.

    Não tem o Legolas? ÓTIMO LIVRO.