Bron/Broen

 

bron

Muito mais do que uma ponte…

Bron (Suécia) /Broen  (Dinamarca) (The Bridge no Brazil) é uma série policial Dano-Suéca produzia pela Svergies Television e pela Danmarks Radio, escrita por Hans Rosenfeldt. Estrelada por Sofia Helin (Arn, O Cavaleiro Templário de 2007 e Masjavlar de 2004) e Kim Bodnia (Pusher de 1996 e Bleeder de 1999).

Broen-artikkel

O que aparenta ser o corpo de uma política sueca é descoberto no meio da ponte Oresund, que liga Copenhagen , na Dinamarca, a Malmö, na Suécia. O corpo, foi colocado justamente na fronteira entre ambos os países, ficando assim sob a jurisdição das polícias dinamarquesa e sueca. Saga Norén, detetive sueca racional, metódica e com mania de controle, e Martin Rohde, detetive dinamarquês emocional, impulsivo e um pai de família, conduzem a investigação para apanhar o assassino. A investigação rapidamente ganha dimensão quando um jornalista acaba envolvido e tomando proporções muito maiores…

Broen

Admito uma coisa, a série não é rápida e pode exigir um pouco do espectador, mas porra…que série foda. Os atores mandam muito bem, com destaque a atriz Sofia Helin em sua interpretação da policial Saga Norén, dizem que a personagem possui traços de Asperger (um tipo de autismo), mas nada confirmado pelos autores da série.

Realmente os roteiristas escandinavos estão de parabéns, conseguiram me manter preso mesmo em meio a uma lentidão que algumas vezes se torna desnecessária, ok que são 10 episódios na primeira temporada, mas os episódios possuem uma média de 60 min pra mais, as paisagens por mais que sejam lindas, depois de um tempo caem na monotonia e ai você entende por que o inverno por lá é triste. Existe um remake americano do canal FX com uma policial americana e um policial mexicano, mas que não chega aos pés do original.

Recomendo muito aos amiches que gostam de séries policiais e aquele lance de gato e rato meio a lá Death Note, não sei se tem dublado, mas já aviso que é desnecessário, se você não sabe dinamarquês ou sueco, não vai fazer muita diferença (pra mim, honestamente não fez…mas tu nota que são línguas um pouco diferentes na pronuncia). Essa é um daquelas séries que eu recomendo não ler nada e não assistir nem a trailer pois ele pode revelar muito, tentei ser o mais sucinto sem revelar detalhes importantes sobre a trama.

Segue a abertura da série:

E aí, já conhecia ? Comenta ae…ou não.

o/

Sir Vinnie
11/12/2014