Bob Esponja –um herói fora d’água

Eu não estava pronto.

SpongeBob-Movie-642x361

Não tenho, ao contrário de gente que conheço, vergonha de admitir que gosto de Bob Esponja.

Dito isso, resolvi assistir o filme mais recente e definitivamente não foi tempo perdido.

O filme marca o retorno ao personagem do criador Stephen Hillenburg que tinha saído da série pouco depois do primeiro filme. E os personagens neste filme refletem a visão dele,  já que, depois de sua saída, as características deles foram enormemente exageradas, com o Sirigueijo por exemplo se tornando uma máquina de avareza ou a estupidez do Patrick sendo elevada à enésima potencia.

Por sinal, o primeiro filme seria o final da série e este é um prequel, o que faz sentido. Todo sentido possível de achar em Bob Esponja, onde se acendem fogueiras embaixo d´agua.

80% do filme é animado de forma tradicional, desenhado, mas com uma qualidade naturalmente maior. As partes em CG estão apenas no final do filme, o que nos leva a desacreditar o trailer, que dava a impressão que todo o filme seria em CG.

the-spongebob-squarepants-movie-sponge-out-of-water-movie-review-image-8

O filme é digamos, desconexo. Em grande parte parece um episodio normal do desenho, até com várias músicas conhecidas, e com o Plankton tentando pegar a formula do hambúrguer de siri. As coisas só tomam um outro rumo quando, no meio do roubo, a formula desaparece em pleno ar, puff.

timthumb

Não demora muito para Plankton ser acusado do roubo e Bob Esponja, tendo visto que não foi ele e tentando livra-lo, também. E também não demora muito para a Fenda do Biquini se tornar uma sociedade pós apocalíptica estilo Mad Max.

CJCBSsPVEAAjd56

E então o filme vai indo com os dois tentando recuperar a formula, limpar seus nomes e salvar a cidade de si mesma.

É um tanto parecido com o primeiro filme. E isso não é ruim na verdade. Esse filme é mais “leve” que o primeiro, digamos assim, mas com umas piadas de humor mais negro e tem mais sequencias de ação. As piadas também parecem mais independente umas das outras, o que leva ao desconexo que mencionei antes.

E tem Antonio Bandeiras como um pirata. Como pode dar ruim?

E tem Antonio Bandeiras como um pirata. Como pode dar ruim?

É interessante por exemplo, ver a tiração com a atual verve de filmes de heróis. Não duvido que, se Ernest Borgnine, o dublador original do Homem Sereia, não tivesse morrido, o personagem teria destaque aqui.

1526680_458283677653784_2066876831172036485_n

É um filme legal, não tem os musicais tão legais quanto o primeiro, mas é um bom respiro do que a série se tornou. Talvez o criador volte e a série retome a boa forma de antes.

30674_b

Zweist
13/08/2015
  • Pra mim a série morreu logo depois do 1º filme, por isso eu nem fui assisti esse filme, mas pelo relato do Zweist, e de outras pessoas, de que o filme é mesmo bom, acho que vou dar um chance pra ele.

    • O filme é foda, mas nessa época eu já não assistia muito tv, acabei parando com o desenho!

  • Realmente, o trailer faz parecer que o filme inteiro vai ser em Cg, agora fiquei com vontade de assistir!

    • [Better Call Harvey]

      [2]

  • O_Comentarista

    Nunca gostei de Bob Esponja, mas curti a imagem final.

  • Algures Cara de Mais

    Someone squeeze me.

  • [Better Call Harvey]

    Bob Esponja já foi legal e o primeiro filme foi loko.

    Hoje, acho que essa vibe já passou!

    Só acho que deveriam fazer mais filmes de desenhos animados, como “O incrível mundo de Gumball”, “Apenas um Show” e “Hora de Aventura”.

    Ai sim seria bem foda!!!!

    • Vai sair um longa do Apenas um Show, mas acho que vai ser direto pra tv!

      • SandroR

        o/

  • PCB
  • Egon de volta a ativa

    O fato do criador ter saido explica a queda meteorica da graça do desenho