Berserk: Esse troço não é mais o mesmo…

berserk_banner_by_dev_o_chris-d345s9d

Ou : A síndrome do  “Eu deveria ter virado à esquerda em Albuquerque”.

Pois é, amiches, estes dias eu estava chafurdando pela net e acabei descobrindo que saíram capítulos do mangá Berserk que eu ainda não li. Sendo fã da série, é natural que eu já o tivesse feito, porém a grande verdade é que já não sinto essa ânsia por acompanhar Berserk justamente por ela não ser mais o que eu aprendi a amar. Justamente por não ser mais Berserk.

Baseado nesse pensamento, resolvi fazer este post pra dar aquela desabafada e relembrar como se deu esta mutação aberrante nesse que já foi um dos melhores mangás que já li. Comecemos.

Lançado em 25 de agosto de 1989 (isso mesmo, OITENTA E NOVE), Berserk nasceu com a ideia inicial de ser um mangá de horror medieval. Para tanto, Kentaro Miura jogou no caldeirão um porrilhão de referências da cultura pop da época, as mais claras são Hellraiser, Evil Dead e, é claro, Conan. Também existem as referências não tão claras, como a ópera rock trash dos anos 70 chamada “Phatom of The Paradise”, uma versão maluca de “O Fantasma da Ópera” cujo personagem principal serviu de inspiração para o Grifitth em sua forma demoníaca, não por coincidência chamada de Femto.

rjlp4eg

Quem acompanhou primeiro o anime de 1997 possivelmente estranhou o inicio do mangá, com seus 4 primeiros volumes focado no Espadachim Negro, mostrado apenas no ótimo primeiro episódio do anime. No quinto volume, Miura dá uma guinada na história e nos joga numa trama medieval nos melhores moldes de Game of Thrones, com muitas intrigas, conspirações, batalhas épicas e personagens que fediam a carisma. Essa parte mais “pé no chão” tinha umas pitadas de sobrenatural, preparando o terreno para o que estaria por vir. Entre os volumes 11 e 13, já no meio dos anos 90, o clima de terror é retomado de vez para nos explicar como Gutts veio a se tornar o Espadachim Negro e como o mundo foi pra merda. Uma mudança bem planejada e que manteve a qualidade do mangá intacta. Pelo menos até o fim da Saga das Crianças Perdidas (ignorada na nova série)…

Depois disso, na Saga da Convicção (base para a atual série animada), Kentaro Miura começou a ir pisando no freio lentamente, mudando o tom da história para algo mais cômico, fazendo com que o personagem do Gutts perdesse o charmoso ar de Lobo Solitário e o integrando a um grupinho clichê de RPG, com direito a ladino, paladino, maga e elfos. Gutts agora não era mais o cara repleto de ódio e sede de vingança desenfreada que víamos até então. Agora ele era sereno, calado porém sorridente e simpático vez ou outra. Miura estava claramente cansado…

 

É mais que compreensível que algo começado em 1989 e que se estende até os dias de hoje, acabe deixando o autor com uma sensação de aprisionamento. Claro que, em tratando-se de mangás, nem sempre é justo jogar todo o peso da culpa no autor, já que as editoras sempre insistem que obras que estão fazendo sucesso sigam em frente, não importa como. Apenas quando a coisa desanda feio é que eles botam um ponto final, não importando em que ponto a história esteja, vide Bleach. No entanto, não sei bem se esse é o caso aqui…

Caso não seja, Miura teve 27 anos pra planejar e executar um final digno para Berserk. VINTE E SETE ANOS! Sem falar que ele já deixou  o motor ligado no começo do mangá, e quando voltamos a fase do Espadachim Negro, no volume 14, Gutts já estava caçando os capetas fazia um ano ou mais ( não lembro agora), ou seja, todo o tempo que foi mostrado nos primeiros quatro volumes. A partir dali, ele bem  que poderia ter adiantado a ressurreição do Griffith e já deixado tudo pronto para Gutts enfrentar os God Hands um a um, no melhor estilo Cavaleiros do Zodíaco, com o Skull Knight lhe introduzindo a Armadura Berserk e com  o embate final contra o Griffith culminando com seu sacrifício pelo uso da armadura. Ou algo assim.

Mas que não me enfiasse a porra de um monte de plot merda com trolls, bruxinhas, fadinhas, sereias, Jack Sparrow, bonequinhos fofinhos que defendem uma ilha e essa patacoada toda em que está atualmente. Está mais interessante acompanhar o Rickert do que o próprio Gutts, juro por Odin!

Rickert heroizaço!!!

Rickert heroizaço!!!

O pior é que a cada novo capítulo lançado, a impressão que se tem é que o final de Berserk está mais e mais distante. Você não consegue ver um gatilho pronto para disparar os enlaces finais. É sempre uma porrinha de subtrama cocô nova e babaquinha atrás da outra. Parece mais que eu estou lendo Inuyasha (que era mais interessante justamente por se assumir sem previsão de final desde o inicio. Se bem que eu não gosto, eu não gosto…)! A impressão que dá é que o Miura parece que passou uma temporada com o Kazushi Hajiwara, criador do mangá Bastard.

bst-rs01_zps7774a70b

Confesso que nunca fui fã de Bastard. Meu primeiro contato foi com o OVA em 6 episódios lançados em 1992. Assisti lá pelos idos de 2000/2001 e achei bem bacaninha, mas não essa coca cola toda. Gostei mais da qualidade técnica do que da trama em si. No entanto, sou um verme e, como tal, comprei algumas edições aleatórias do mangá por 2 motivos :

1- O traço do Hagiwara muda drasticamente e fica muito estiloso entre as edições 16 e 17 e daí por diante. Sim, eu as vezes compro coisas só pelos desenhos….me julgem…

2- Estavam em promoção, pela metade do preço. Sim, eu as vezes compro coisas só pelos desenhos…MAS SÓ SE ESTIVEREM BARATAS!

Enfim, Hagiwara começou Bastard como uma fantasia medieval com toques de humor, muita ação e pitadas de putaria controlada. No entanto, o autor ficou doente e ficou muito tempo afastado de sua obra (dois anos, se não me engano) e, quando voltou, o cara mudou a história simples, que consistia em Dark Schneider enfrentar seus ex-companheiros um a um afim de impedir que um deles ressuscitasse um deus antigo, Anthrasax, para destruir o mundo, e substituiu esse plot por uma sucessão de batalhas apocalípticas entre anjos e demônios, com adição de tecnologia e mechas, uma inflação absurda de personagens secundários e o total sumiço do protagonista em muitos dos últimos volumes dessa cabaré todo. Realmente foi só pelos desenhos das ultimas edições mesmo, por que eu dificilmente acompanharia essa merda completa…misericórdia…

Pra finalizar, já que essa porra virou textão do Facebook, eu adoraria que o Miura não só desse um fim digno pra Berserk como voltasse ao clima de terror medieval, mas duvido de ambos. Se ele queria tanto fazer algo mais leve, que finalizasse Berserk quando AINDA ERA BERSERK, e se concentrasse em expandir o mundo de Gigantomachia, one shoot que não me agrada (DETESTO quando os mangakas colocam luta livre como uma arte marcial fodona em suas obras)  mas que tem potencial e, principalmente, tem toda essa pegada mais “soft” que ele parece tanto buscar depois de anos de violência, terror e sexo de Berserk.

gi1

Agora só nos resta torcer pra que ESSE FILHO DA PUTA NÃO MORRA ANTES DE FINALIZAR ESSA MERDA, SEJA LÁ COMO FOR! 2016 TÁ AÍ AINDA, MIURA! ABRE TEU OLHO, RAPÁ!!!

E tenho dito.

  • Algumas partes demoram mais do que deveriam, achei um saco toda a parte mostrando o retorno do Grifth.

  • O_Comentarista

    Miura é o George Martin dos mangás.

  • Ainda acho que reina muito ódio no coração do amigo kkkkkk mas entendo plenamente. Quando comecei a ler e entrei no frenesi, vi a ressurreição, Falconia, a árvEre gigante e os monstros saindo pelo mundo e finalmente saquei que era o meio da história, os capítulos e acabaram e eu fiquei “Esse puto demorou mais de 25 anos pra chegar no meio da história? “Kkkk

    Gosto do bandinho, mas ficaria melhor se:
    -Parasse de fazer o Puck gibbi e fizesse ela e a outra fada normais;
    -Fizasse o moleque que anda com eles menos chato e mesmo tendo aulas com o Gutts e o outro cara lá;
    -Tirar a tensão sexual da bruxa CRIANÇA com o Gutts, MIURA SEU DOENTE, faz ele ser um totem paterno que é melhor;
    -Criar uma tensão sexual maior entre a Farnese e o Gutts para gerar conflito no retorno da sanidade da Caska.

    E fechar o mangá nos próximos 20/50 volumes, ao menos roteirizar e mandar o estagiário desenhar.

    Muito bom o post.

    • hellbolha2

      Olhaí! Ideias MUITO MELHORES QUE AS IDEIAS BOSTAS “CLAMP STYLE” DO INFELIZ DO MIURA!!!

      • kkkkkkkk E gosto do Gutts serenão, ainda mais porque vai contrastar com o possuído na hora das tretas, fica uma montagem interessante.

    • Eu tenho a impressão que o Puck sempre ficava alterando a forma desde o começo, meio que um alivio cômico mesmo.

      • Sim, mas dava para manter ele na forma normal mesmo, ele ta sendo alívio cômico de si mesmo agora kkkkk

  • Dizem que ele só faz um capítulo quando precisa de dinheiro, e que não tem planos de um dia acabar Berserk.

    • hellbolha2

      Agora tudo faz sentindo…

    • [Better Call Harvey]

      Não sei quem sofreu mais,

      fã de Berserk;
      fã de Hunter x Hunter;
      ou fã de Bleach (aquela merdaaaaaa)

      • Parei de ler Hunter quando o Gon encontrou o pai dele, achei um belo final! =D

        • [Better Call Harvey]

          AshuAHSUhUAHsuhAUHSUhuAHUshuAHsuAHUSHU

          SERIA MESMO

          se o Togashi não tivesse colocado a treta dos zodiacos, do filho do Netero e do Continenten Negro no meio disso;

          MORRAAAA TOGASHIIIII

      • Churrumino

        Quando se é os três, como faz??? Se arrependimento matasse, jamais teria começado a ler Bleach por sinal. hahaha!

  • Churrumino

    Berserk com terror eu tbm duvido muito que irá voltar. Mas ainda acho que vai rolar uma parte mais tensa. Certeza que o gatilho pra isso será a Caska voltando a sanidade (ou não) e ela se bandiando pro lado do Griffith de novo. A partir daí acho que vai desenrolar a treta final, com Guts indo pra Falconia, feito um corno puto da vida, pra tirar satisfação.

    • Queria muito que a Caska voltasse ao normal, achava ela um baita personagem foda.

  • [Better Call Harvey]

    Berserk parei de ler lá pro capitulo 90 quando o Gatts vai enfrentar a fada demonho.

    agora… HELLBOLHA, cansou de Berserk… pois começe a ler ONE PIECE!!!

    trama forte, envolvente que instiga mais e mais É O MELHOR MANGA DA VIDAAAA

    • hellbolha2

      Haaaaaaaaaan…DÃO!

      Quero coisas que tenham FINAL! De preferência, antes de fazer festa de debutante.

      • Churrumino

        Mangás com final hoje em dia é artigo raro.

        • hellbolha2

          Por isso que lerei Blame. 10 Números e SÓ!

        • [Better Call Harvey]

          Pra mim mangá curto é 300 capitulos em média!!

          Yu yu hakusho, Rurouni Kenshin, Slan Dunk e Shaman King por exemplo.

          Em 2 meses da pra ler tudo de boa, num ritmo bacana

      • [Better Call Harvey]

        Mas One Piece vale a pena!! não é só pelo final, mas por toda a viagem. Acompanho há 10 anos e há 9 semanalmente :P

        Muito foda.

        se vc ler uns 4 capitulos por dia vc acomanha rapidinho

        • hellbolha2

          Eu li o primeiro volume. Assim como o Moisés, eu não consigo…

          • [Better Call Harvey]

            Assiste os primeiros 60 episódios (que é são os 5 primeiros arcos) depois me diz o que achou

          • hellbolha2

            60 episódios? MAS JESUS ME LIVRE!!!

  • hellbolha2

    QUERO VER ESSES COMENTÁRIOS BATEREM O RECORD DE COMENTÁRIOS DO MEU POST ANTERIOR!!!! Não, pera…já foi.

    • Eu tenho uma teoria que as pessoas não enxergaram aquele post, de alguma forma ele está situado em outro plano da internet dimensional.

      • hellbolha2

        Só aqueles que alcançarem o 9º Sentido, o Sentido da Delícia, irão abrir o Oco das Lamentações e vê-lo!

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Detesto quando os mangakas colocam luta livre como uma arte marcial fodona em suas obras

    EU ADORO!!!

    • hellbolha2

      Você está errado, senhor. Agora, vá para o cantinho e pense no que fez.

      • o Inconcebível Bob Balburdia

        Ok. Enquanto eu estiver lá vou ler mais um capítulo de Garouden.

  • O Impronunciável Zweist

    Nada ainda do volume 28 e 29 do Bastard! no site da JBC.
    De toda forma, já li todos os 6 capitulos novos que sairam de Berzerk esse ano. Agora só em 2018.

    • hellbolha2

      Eu achava que tinha acabado no 27, coisa que te disse no Facebook, mas descobri que não é bem assim. Parece que o Hagiwara é pior que o Miura…

  • El LoCoOn

    Eu parei de ler Berserk justamente no fim do Capitulo do tapa que o Griffith tomouy lá em cima… hahahahahaha….

  • Frogwalken

    Berserk? Puck vítima do Lico de Cair Pinto e chegado num Pó Loko ?? Guts gentil e cordial Comercial de Margarina Style ???

    O último capítulo que vi foi das Sereias Lokas, depois disso nunca mais.

    MAS EU GOSTO DA ARMADURA DO CÃO, É MUITO FODA!!! =D

  • Pingback: cnwy54wy54wy54wy5435te4c5t34()