Babylon 5

babylon_5_quarto_geek

Um fracasso de grande sucesso.

 

No dia 26 de janeiro de 1994 estreou nas gringas Babylon 5. E é por isso que tenho mais tolerância com o Straczynski do que ele faz por merecer.

Mas vamos lá.

Após um primeiro contato desastroso que causou a guerra Terra-Minbari, e que terminou de forma misteriosa, com os minbari se rendendo prestes a aniquilar a Terra, foi iniciado o programa Babylon, uma série de estações espaciais imensas, dedicadas a unir os povos do espaço e impedir novas guerras. Era a última e melhor esperança para a paz.

b5-11

Eles falharam.

As três primeiras foram destruídas antes de serem finalizadas, por sabotagem. A gigantesca Babylon 4 desapareceu 24 horas depois de ficar operacional.

Babylon 4

Babylon 4

A ultima e menor delas, Babylon 5 se manteve ativa e virou um cruzamento de raças de toda parte da galáxia com a Terra tentando intermediar acordos e tratados. O que pode ficar difícil, já que internamente as coisas também não vão bem, com a Aliança Terrestre se tornando mais autoritária e fazendo maior uso da Psi-Corps, uma policia que utiliza telepatas.

A série teve 5 temporadas e seis longas feitos para tv e não se pode dizer que falhou em sua missão. O planejamento original, cinco temporadas, foi cumprido. Ainda que a quarta tenha fechado muitas pontas, pois havia um receio que a série não fosse ser renovada.

babylon5-animated-gif-11

Cada temporada tem um “tema” central, mas todas ligadas por um arco maior, a guerra contra uma raça misteriosa chamada Shadows.

Há uma certa polemica sobre essa série e outra série de estação espacial que estreou bem próxima, Deep Space 9, do universo de Star Trek. Segundo historias, Straczynski apresentou o conceito, bastante completo com a “bíblia” da produção, roteiros, designs, background de personagens, coisa pra caralho, para a Paramount, que não se interessou.

E dois meses depois que o canal Warner anunciou a produção de Babylon 5, a Paramount anunciou DS9. Isso não impediu, porém, que Majel Barrett, a viúva de Gene Roddenbery participasse de alguns episódios. Diabos, Walter Koenig, o bom e velho Chekov, fazia um personagem importante.

bester__babylon_5__wallpaper_by_lucky_jelly

Após tanto tempo, os efeitos especiais realmente envelheceram. Não ficaram ruins, mas as naves são CGs bastante óbvios, ainda que as, muitas batalhas espaciais não tenham perdido a força. Mas é interessante notar o cuidado com partes da produção, como por exemplo o sistema de voo dos caças Fury. Eles não fazem curvas no espaço e sim alteram sua direção com pequenos propulsores espalhados pela nave.

babylon-5-images-323642

A trilha sonora, no entanto, continua ótima.

A série trata de vários temas como ordem, caos, autoritarismos, religião, guerra e sacrificios, tanto os que a guerra causa, quanto os necessários para manter a paz. Ela vai um pouco mais para uma visão mais cinica e critica, mas seus raros momentos de idealismo são brilhantes.

Uma das inspirações mais claras para Babylon 5 é Tolkien, tanto na abordagem de algumas raças, como os misticos Minbari fazendo de elfos quanto até mesmo a aparição de um personagem chamado Lórien.

babylon-5-view-02

Como acontece também com outras séries de FC, Babylon 5 gerou um spin-off, Cruzade, que acabou prematuramente, vitima principalmente de interferências da direção do canal, a TNT. Da mesma forma, a primeira temporada, embora essencial para se entender bem a série, é a mais fraca, se comparando com as outras.

E considerando que a série teve que lidar com atores com problemas severos de esquizofrenia entre outros problemas, um orçamento bastante limitado e o estranhamento de uma forma nova de conduzir séries, usando arcos de histórias (o normal até B5 era uma historia ter começo, meio e fim no mesmo episodio, no máximo em dois), é surpreendente que tenha chego até onde queria.

LBY130-03-0021

Está no meu top 5 séries de ficção cientifica, ainda que seja muito dificil de achar legendado por aqui, mesmo tendo sido exibida por completo na Fox.

Zweist
15/02/2017
  • O_Comentarista

    Cheguei a ver alguns episódios da série, mas não me atraiu.

  • o Inconcebível Bob Balburdia

    Parece legal.

  • [Better Call Harvey]

    É igual Malcoln in the Middle, passou pela Fox mas é dificil de achar na net :P

    Essas série de super heróis e ficção cientifica não me atraem muito, a única que curtia era Supernatural, que é ficção mas não científica.

    até a 4ª Temporada ela era foda, ai na 5º soltaram o freio de mão e foi ladeira a baixo

  • Pingback: cm54xtcn5wyxjcmt5neywtfasdw4cet()